Nuno Melo é candidato à distrital de Braga

Há distritais do partido com duas listas a votos, o que é raro.

Foto
Nuno Melo já liderou a distrital bracarense do CDS-PP Rui Farinha | NFactos

Nuno Melo, eurodeputado e vice-presidente do CDS, é candidato às eleições da distrital de Braga. Outras distritais do CDS vão a votos nas próximas semanas e têm duas listas a concorrer, o que é raro ou mesmo inédito nalguns casos.

Como o actual presidente da distrital de Braga – Altino Bessa – já não se pode recandidatar por ter esgotado os três mandatos consecutivos, Nuno Melo quer voltar a um lugar que já ocupou. “Temos a obrigação de transportar o peso político que vamos alcançando para a melhor eficácia das estruturas locais”, justificou ao PÚBLICO o eurodeputado, lembrando que tem uma “ligação política e afectiva” ao distrito. É natural de Famalicão e é presidente da assembleia municipal desta localidade há 16 anos, por sinal, uma das maiores concelhias do CDS do distrito. Melo deverá concorrer sozinho nestas eleições marcadas para 16 de Dezembro.

O mesmo já não se passa na distrital de Aveiro onde há duas listas a concorrer, o que raramente aconteceu nos últimos 20 anos em que Paulo Portas – eleito por este círculo -  liderou o CDS. O actual presidente do CDS-Aveiro – Jorge Pato – é recandidato ao cargo e tem o beneplácito da direcção (João Almeida, porta-voz do partido, é mandatário), mas terá oposição de Alferes Pereira, um militante que é apoiante de Assunção Cristas. “Candidato-me por vontade própria”, disse Alferes Pereira ao PÚBLICO, argumentando que a sua decisão se enquadra numa questão regional – “é preciso terminar um ciclo no CDS Aveiro” – e não nacional. Raul Almeida – ex-líder da distrital e que integra a ala de oposição a Cristas – diz não se rever em nenhuma das candidaturas e lança uma provocação: “Veria com bons olhos a candidatura de João Almeida, que conhece bem o aparelho e que foi último secretário-geral do partido digno desse nome”.  

As distritais de Leiria e de Viseu também vão a votos nos próximos tempos. No primeiro caso, há para já duas listas e o actual presidente, Manuel Isaac, membro da comissão executiva do CDS, já não se pode recandidatar. Em relação a Viseu, o vice-presidente da bancada Hélder Amaral terá pela primeira vez uma lista opositora.

Sugerir correcção
Comentar