Jesse Jackson anuncia que tem doença de Parkinson

Activista tem 76 anos e foi, ao lado de Marting Luther King, um dos protagonistas do movimento em defesa dos direitos civis da comunidade afro-americana nos anos 60.

Foto
A popularidade do reverendo e activista fez dele um potencial candidato presidencial nos anos 80 MCT/Nancy Stone

O activista pelos direitos civis da comunidade afro-americana, o reverendo Jesse Jackson, de 76 anos, revelou nesta sexta-feira que sofre da doença de Parkinson. A informação foi revelada num comunicado citado pela comunicação social dos Estados Unidos.

“O reconhecimento dos efeitos desta minha doença foi doloroso, e eu fui lento a compreender a gravidade disto”, disse Jackson no comunicado.

Jackson foi uma das figuras que, ao lado de Martin Luther King, protagonizou o movimento pelos direitos civis da comunidade afro-americana durante os anos 60. A popularidade que alcançou fez dele o primeiro negro a colocar-se como possível candidato a Presidente, tendo sido duas vezes pré-candidato presidencial pelo Partido Democrata nos anos 80.

A doença de Parkinson é uma condição incurável neurodegenerativa que afecta principalmente os movimentos. O pai de Jackson também sofreu desta patologia.