PSD e PS insistem em nomes chumbados para ERC e fiscalização das "secretas"

Novas eleições para órgãos externos foram marcadas para dia 27 de Novembro.

Foto
Está em causa a eleição para três órgãos externos da Assembleia da República Daniel Rocha

Os candidatos que falharam, em Outubro, a eleição para a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), o conselho de fiscalização das “secretas” e para o Conselho Superior de Segurança Interna vão de novo a votos no próximo dia 27. A data foi marcada na conferência de líderes desta manhã, depois de PSD e PS terem chegado a um entendimento sobre os nomes dos candidatos a estes três órgãos externos da Assembleia da República.

“Os candidatos são os mesmos. Se o PSD não retirar os seus”, afirmou aos jornalistas o líder da bancada do PS, Carlos César, acrescentando que espera que os sociais-democratas cumpram o compromisso assumido. Os nomes foram indicados pelos partidos na conferência de líderes, confirmou o secretário da mesa, o deputado Duarte Pacheco.

O ex-ministro do PS Jorge Lacão, candidato ao Conselho Superior de Segurança Interna, e Abílio Morgado, candidato ao conselho de fiscalização das “secretas”, falharam a eleição a 20 de Outubro, apesar de também terem resultado de um entendimento entre o PS e o PSD.

Num universo de 211 deputados votantes, Jorge Lacão obteve 117 votos a favor, ficando 24 votos aquém dos 141 necessários, e registou 79 brancos e 15 nulos. Já Abílio Morgado, antigo consultor de Cavaco Silva e advogado, indicado pelo PSD no âmbito de um acordo entre os dois partidos, obteve 132 votos a favor (ficando a nove votos da maioria necessária), 72 brancos e sete nulos.

Os membros da ERC – Fátima Lima, Francisco Azevedo e Silva, Mário Mesquita e João Pedro Figueiredo – obtiveram 133 votos favoráveis, mas ficaram aquém dos 141 necessários.

Sugerir correcção
Comentar