Ministro de Macron garante que Hariri pode ir para França “quando quiser”

Jean-Yves Le Drian disse que o primeiro-ministro libanês pode sair de Riad – segundo Beirute está na Arábia Saudita contra sua vontade.

Foto
Le Drian e Mohammed bin Salman, nesta quinta-feira em Riad Reuters/FAISAL AL NASSER

A França está disponível para receber o primeiro-ministro libanês e Saad Hariri pode partir “quando quiser”, disse esta quinta-feira em Riad o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian. Segundo o Governo do Líbano, Hariri está retido na Arábia Saudita e foi obrigado a fazer uma declaração em que se demitiu

Le Drian deu uma conferência de imprensa em Riad na presença do seu homólogo – e Adel al-Jubeir voltou a dizer que é falso que Hariri esteja detido, sustentando que está na Arábia Saudita de livre vontade.

Hariri demitiu-se durante uma visita inesperada a Riad, a 4 de Novembro. O vazio de poder em Beirute levanta receios de um novo conflito. 

Na quarta-feira, quando Le Drian chegou à capital saudita, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que tinha convidado Hariri e a respectiva família a partirem para França, depois de ter falado ao telefone com ele e com o primeiro-ministro saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Macron teve de esclarecer depois que não estava a oferecer um exílio político a Hariri, mas sim a convidá-lo a passar “uns dias” em França. 

Sugerir correcção
Comentar