No The Couch, quem dá o apito inicial são os treinadores de sofá

Há 32 televisores em 300 metros quadrados de espaço. Há futebol, ténis, basebol, boxe, Fórmula 1 ou xadrez num sports bar onde fervilham várias paixões em simultâneo à volta de uma cerveja ou de um cocktail.

Foto
Nuno Ferreira Santos

São três da tarde de domingo quando entramos no The Couch Bar. Bem composto àquela hora da tarde, perdemo-nos entre ecrãs que passam, maioritariamente, futebol de diferentes ligas. Mas, ali, no recente bar do Cais do Sodré, em Lisboa, a táctica é passar o que o cliente quiser. Afinal, há 32 ecrãs, mais de 3000 canais. A partir daqui, é só escolher. Quem o diz é Francisco Moura Guedes, que, com Tomás Crespo, José Nuno Gaspar e Francisco Alves de Sá querem fazer daqueles 300 metros quadrados no 21 da Rua do Alecrim a meca do desporto na cidade.

A ideia de Tomás Crespo, o gerente, surgiu há cinco anos. Culpa da burocracia, necessária para abrir o espaço que entrou em obras há ano e meio, só conseguiram abrir portas em Agosto. Metade é do Benfica, metade é do Sporting. Têm “grandes discussões” no que toca aos clubes, mas em relação ao The Couch não houve diferendos que não fossem resolvidos.

Não é um pub nem uma cervejaria, mas há cerveja. Não é um café, mas há petiscos. É um sports bar, que é como quem diz um bar dedicado ao desporto. “Faltava um espaço assim” na cidade, diz Francisco, depois de os quatro sócios terem viajado por Inglaterra, Estados Unidos, América do Sul e Espanha, onde buscaram a inspiração para criar “uma coisa à portuguesa”.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Naquela tarde de domingo, dois sportinguistas equipados a rigor denunciavam que era dia de jogo. Mas só mais tarde se saberia que acabaria por não correr assim tão bem (empate a duas bolas com o Braga). Mas, ainda que a conversa passe sempre pelo futebol, cabem lá todas as modalidades, garante Francisco Moura Guedes. Por exemplo, o mais-que-esperado combate, que, em Agosto, opôs os pugilistas Conor McGregor e Floyd Mayweather, encheu-lhes a casa que tinham aberto há pouco mais de uma semana. “Eram 5h da manhã e tínhamos fila. Foi uma loucura”, recorda.

“Conseguimos conciliar o melhor de dois mundos: o sports bar típico americano, com televisores que nunca mais acabam, com aquilo que é a realidade portuguesa. Faz sentido termos um espaço cheio de néones em que só vendemos hambúrgueres?”, pergunta. Não, responde. Por isso, mantiveram-se as portas em madeira que foram aproveitadas da antiga loja de discos Trem Azul e acrescentaram-se bancos altos em madeira, outros em couro, o balcão de mármore e as paredes escuras.

Quiseram inovar com “ecrãs a sério, ecrãs de dois metros e meio”. Destes, têm dois que são quase do tamanho da parede. Para quem consegue estar sentado, há quase 100 lugares. E quem quiser estar concentrado em determinada partida, pode fazê-lo através da rede de wi-fi, com os auscultadores e o telemóvel, e ouvir o canal que quiser, sem ter que levar com o burburinho de tantas paixões a revelar-se em simultâneo.

Entre os clientes, Francisco Moura Guedes diz que a posse de bola está 50-50 entre portugueses e estrangeiros. “Os portugueses não gostam tanto de desporto; gostam do seu clube”, nota. Explica que as pessoas podem simplesmente ligar e escolher entre a lista dos canais de que o The Couch dispõe, mesmo que seja um pay-per-view (em que é preciso pagar para assistir a determinados eventos). Já aconteceu, conta Francisco, com um combate de kickboxing de um atleta do ginásio Kolmachine, de Lisboa, que ia combater na Holanda, e que reuniu cerca de 60 pessoas na sala Grant’s do The Couch, que pode ser reservada para grupos. O mesmo numa despedida de solteiro que reuniu, no bar, 18 ingleses que queriam ver um jogo da segunda divisão da liga inglesa. E viram.

“Pode vir aqui sozinho ou pode vir um grupo de 20 pessoas”, diz Francisco. Para almoçar, beber um copo ou jantar fora de horas.

A carta, da autoria do chef Tiago Catalão, vai desde os petiscos típicos como as chicken wings (asinhas de frango) com maionese picante (6 euros) ou as ribs (costelas a 14 euros) —  a América tinha que lá estar — até ao tradicional pica-pau (11 euros). Nas entradas, há ainda ovos-rotos com queijo, salame, cebola, maionese e ervas frescas (8 euros) e croquetes (2,50 euros). Isto se falarmos em comida para  partilhar. Depois há sanduíches de barriga de porco desfiada (10,50 euros) ou salmão com guacamole e ovo escalfado (8,50 euros). Para sobremesa há, por exemplo, uma fatia de cheesecake (6 euros).

Foto
Nuno Ferreira Santos

A bebida está a cargo de Nuno Ferreira (que já passou pelo pub The George), que criou uma carta de 12 cocktails, todos inspirados em grandes atletas. O antigo tenista norte-americano Joe McEnroe dá nome a um cocktail de whisky fumado com pêssegos macerados (8 euros). Babe Ruth, o histórico jogador de basebol, baptiza uma bebida que mistura o mezcal com a canela (8 euros). Já a “lenda” do futebol brasileiro Pelé é um “detox” à base de sumo de beterraba (8 euros). O vencedor deste campeonato, diz Francisco, é o The Couch Mojito (7 euros). Depois há cerveja, claro, entre os dois e os 5,50 euros.

Para já, têm pedidos de reserva para assistir à Super Bowl, o jogo do campeonato da National Football League, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que decide o campeão da temporada. Que se realiza apenas em… Fevereiro. Até lá, bons shots. Seja lá de quais forem.

Sugerir correcção
Comentar