Último Intercidades de Lisboa para o Porto antecipado em 30 minutos

Novo horário em vigor a partir de 10 de Dezembro. Venda online de bilhetes para o comboio das 22h está indisponível. Passageiros não foram avisados.

Foto
Ligação ferroviária em causa é a última do dia entre as duas principais cidades portuguesas Rui Gaudêncio

A CP vai antecipar em 30 minutos a partida de Santa Apolónia, em Lisboa, do último Intercidades do dia rumo ao Porto. O horário de saída actual é 22h, que passa para as 21h30, a partir de 10 de Dezembro, disse o gabinete de comunicação da transportadora ao PÚBLICO. Até ao momento, os passageiros não foram avisados desta alteração, incluída nas mexidas que a CP pretende fazer quando entrar em vigor o chamado horário de Inverno.

Quem nos últimos dias tentou adquirir um bilhete para esse serviço, que é a último ligação entre as duas principais cidades portuguesas, verificou que a venda estava indisponível para viagens depois de 10 de Dezembro. Na bilheteira online, surge a referência ND, ou seja, não disponível. No Twitter, surgiram nas últimas horas especulações de que a empresa teria suprimido esta ligação sem aviso. Uma ligação que, para dois sindicatos contactados pelo PÚBLICO, é classificada como "muito importante", por se tratar da última do dia, "muito usada por estudantes", como salienta Abílio Carvalho, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário.

Porém, questionada pelo PÚBLICO nesta quinta-feira de manhã, a CP garante que "não está prevista a redução da oferta e das ligações de longo curso (Alfa-pendular e/ou Intercidades) actualmente existente", excluindo por isso o cenário aventado pelos passageiros que, até agora, não dispunham de nenhuma informação.

O que se passa, disse a CP num primeiro e-mail é que, "como habitual, estão em estudo eventuais acertos de horários para entrar em vigor em Dezembro (data em que se mudam os horários da ferrovia anualmente)". A transportadora prometia ainda "divulgar a informação relativa a eventuais alterações que venham a registar-se nos seus serviços" – o que até agora não se verificou.

Mais tarde, questionada de novo pelo PÚBLICO, devido ao facto de a venda online de bilhetes para essa ligação estar indisponível, a empresa respondeu, num segundo e-mail, que "o comboio em causa tem prevista, nesta alteração, a antecipação da sua partida em 30 minutos". O que significa que a partida de Santa Apolónia (Lisboa) passa a fazer-se às 21h30. "Por esse motivo não está disponível a venda para o seu horário actual."

Sugerir correcção
Ler 2 comentários