Mulher morre baleada em Lisboa na sequência de perseguição policial

Inspecção-Geral da Administração Interna abre inquérito para apurar circunstâncias da morte.

Foto
Daniel Rocha

Uma mulher “foi atingida” a tiro mortalmente durante a madrugada desta quarta-feira na Segunda Circular, em Lisboa, segundo confirmou ao PÚBLICO fonte do Comando Distrital da PSP de Lisboa. A vítima seguia numa viatura cujo condutor não terá respeitado uma ordem de paragem da PSP, na zona da Encarnação, perto do Aeroporto de Lisboa, disse à Lusa fonte daquela polícia.

O incidente aconteceu quando a PSP perseguia suspeitos de um assalto a uma caixa multibanco em Almada, pelas 3h05, através de “arrombamento, pelo método de explosão, a uma caixa multibanco”, detalha o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em comunicado.

Quando a PSP se dirigiu ao local, já não encontrou os indivíduos responsáveis pelo assalto, informou ao PÚBLICO fonte da PSP do Comando Distrital de Setúbal.

“Seguindo o protocolo”, o furto foi divulgado ao dispositivo policial. O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia da PSP conta que depois de ter sido lançado o alerta, foi detectada uma viatura suspeita com as características correspondentes à viatura usada no furto na Segunda Circular, em Lisboa, no sentido Benfica-Sacavém.

“Os suspeitos que se faziam transportar na viatura, ao detectarem a presença policial, encetaram, de imediato, fuga na direcção da Rotunda do Relógio, circulando em diversas vias a alta velocidade e em contramão, colocando em perigo todas as pessoas que ali se encontravam”, continua o comunicado.

Depois de terem desobedecido à ordem de paragem, os suspeitos que seguiam no interior do carro efectuaram “diversos disparos com arma de fogo contra os agentes da PSP que os perseguiam”. A polícia respondeu com disparos.

Pela mesma hora, perto dessa zona, na Encarnação, foi detectada uma segunda viatura que aparentava corresponder às características da viatura suspeita que desobedeceu, repetidamente, à ordem de paragem.

“Esta viatura, durante a fuga, tentou atropelar os polícias, que tiveram de afastar-se rapidamente para não serem atingidos e, em acto contínuo, os polícias foram obrigados a recorrer a armas de fogo”, prossegue o comunicado.

“Mais à frente, a viatura voltou a desobedecer à ordem de paragem por outra equipa de polícias, tendo sido interceptada pouco tempo depois. Constatou-se, minutos depois, que na viatura seguiam um homem e uma mulher”. A mulher foi encontrada com um ferimento de bala e assistida pelos agentes e pelos meios de emergência chamados ao local, mas acabou por não resistir.

O condutor desta viatura foi detido por condução sem habilitação legal, por desobediência ao sinal de paragem e por condução perigosa. Será ouvido pela Polícia Judiciária, que tomou conta da ocorrência.

Os suspeitos do roubo em Almada, que seriam pelo menos dois indivíduos, ainda não foram identificados e continuam em fuga.

Esta tarde, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para apurar as circunstâncias daquela morte, lamentada pela PSP.

Sugerir correcção
Ler 33 comentários