Liga espanhola vai utilizar videoárbitro na época 2017-18

O espanhol era o único dos cinco principais campeonatos europeus a não utilizar a tecnologia de auxílio à arbitragem.

Foto
A Liga espanhola vai passar a utilizar videoárbitro Reuters/ALBERT GEA

A Liga espanhola de futebol vai adoptar o sistema de videoárbitro (VAR) a partir da época 2018-19, juntando-se a Portugal, Alemanha e Itália entre os principais campeonatos europeus.

O anúncio foi feito pelo presidente do comité técnico de árbitros (CTA), Sánchez Arminio, sendo que em Espanha ainda falta definir os casos em que será usada a ajuda do VAR.

O sistema VAR é composto por dois árbitros assistentes diante de ecrãs de televisão, com acesso às imagens em directo e a repetições de vários ângulos dos lances, de forma a puderem corrigir eventuais erros do árbitro principal.

Habitualmente, o VAR é usado para validar ou não um golo, para atribuir um cartão vermelho, analisar uma situação de penálti ou erro de identidade de jogador sancionado.

O dirigente também confirmou que proximamente vão começar os testes prévios exigidos pela FIFA.

A esse propósito, o presidente da federação, Juan Luis Larrea, já tinha anunciado, em Outubro, a realização de 70 experiências oficiosas - "testes em 'off', sem o conhecimento dos jornalistas" - a decorrer na presente época.

Os árbitros expressaram, através de carta, o seu "apoio incondicional" às decisões de Sánchez Arminio à frente da CTA.

Das cinco maiores ligas da Europa, juntamente com Inglaterra, Alemanha, Itália e França, a Espanha é a única que nem sequer tem a tecnologia de linha de baliza, oficialmente devido aos custos financeiros que a mesma implica.

Sugerir correcção
Comentar