Ministro destaca aumento de investimento nas forças de segurança em 2018

Para o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, trata-se do "maior investimento desde há muito anos" em infraestruturas, equipamentos e viaturas: passou-se de uma média de "12 milhões de euros por ano no período de 2012-2016 para 90 milhões de euros de investimento em 2018".

Foto
Eduardo Cabrita passa revista aos cadetes no início da cerimónia de abertura solene do Ano Académico de 2017/2018 do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, esta terça-feira LUSA/TIAGO PETINGA

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que o Orçamento do Estado para 2018 representa "uma aposta significativa" no investimento, infra-estruturas, equipamentos e valorização das forças e serviços de segurança.

"O que queremos é uma Polícia cada vez melhor preparada, dotada, como em 2018 estará com um novo Orçamento do Estado, que representa uma significativa aposta no investimento, em infra-estruturas, em estruturas de apoio ao exercício da actividade policial e formação", disse aos jornalistas Eduardo Cabrita.

O ministro participou na abertura solene do ano académico 2017/2018 do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

No final da cerimónia, Eduardo Cabrita destacou o aumento de 60 milhões de euros no orçamento do Ministério da Administração Interna para 2018, que aposta sobretudo no investimento e na "plena aplicação" da Lei de Programação de Infra-estruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.

Segundo o ministro, esta lei vai permitir passar de "um investimento médio de 12 milhões de euros por ano no período de 2012-2016 para 90 milhões de euros de investimento em 2018".

Para Eduardo Cabrita, trata-se do "maior investimento desde há muito anos" em infra-estruturas, equipamentos e viaturas.

Como exemplo, referiu "o maior concurso de sempre que acabou de ser lançado para aquisição de novas viaturas".

O ministro afirmou que este orçamento aposta também na valorização profissional e na formação dos elementos policiais.

"Este é um Orçamento do Estado que aposta na valorização de todos aqueles que exercem funções públicas, com o descongelamento de promoções e de progressões, também nas forças e serviços de segurança", sustentou.

Eduardo Cabrita adiantou que na próxima semana vai realizar reuniões com os sindicatos e outras estruturas representativas.

Sobre os recentes casos de agressões a elementos policiais, o ministro disse ainda que "seria demagógico pensar que jamais o risco desaparecia do exercício de funções policiais", sublinhando que o Governo lamenta "veementemente todas as agressões a profissionais das forças de segurança".

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna conta este ano com 167 novos alunos e cerca de um terço são mulheres, sendo o ano em que recebe o maior número de cadetes.

Sugerir correcção
Comentar