Arábia Saudita anuncia reabertura dos portos e aeroportos no Iémen

Missão árabe na ONU acusa o Irão de apoiar os rebeldes huthis.

Foto
Ataque aéreo da coligação árabe a Sana'a, em Janeiro último YAHYA ARHAB/ EPA

A Arábia Saudita anunciou esta segunda-feira que a coligação que combate os rebeldes xiitas no Iémen vai começar a reabrir os aeroportos e portos no país mais pobre do mundo árabe.

O anúncio, feito pela Associated Press a partir do Cairo, surge alguns dias após um ataque com mísseis balísticos lançados pelas milícias huthis contra Riad, capital da Arábia Saudita.

“O primeiro passo neste processo será realizado no prazo de 24 horas e inclui a reabertura de todos os portos nas áreas controladas pelo Governo do Iémen reconhecido internacionalmente e apoiado pela coligação”, anunciou a missão da Arábia Saudita nas Nações Unidas (ONU), em comunicado.

O documento precisa que os portos em questão são os de Áden, Mocha e Mukalla. Já quanto aos portos localizados em territórios ocupados ou disputados pelos rebeldes, como é o caso de Hodeida, a missão pediu à ONU o envio de uma equipa de especialistas para assegurar que não ocorrerá ali contrabando de armas.

A coligação árabe diz no comunicado esperar evitar “o tráfico de armas, munições, mísseis e dinheiro, que são normalmente fornecidos pelo Irão aos rebeldes huthis”.

A Arábia Saudita anunciou o fecho de todos os portos do Iémen depois de um ataque com um míssil balístico no dia 4 de Novembro a Riad - cairam perto do aeroporto internacional.

A Arábia Saudita e os Estados Unidos acusaram o Irão de fornecer o míssil balístico usado no ataque, acusação que foi negada pelos rebeldes huthis. O Irão negou também ter fornecido qualquer arma ao Iémen, embora apoie os huthis e venha alertando para o número de baixas civis causadas pelos ataques aéreos da coligação.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários