Pescadores tentam salvar 12 cachalotes que deram à costa na Indonésia

Autoridades aguardam pela subida da maré para puxar os animais de volta ao mar.

Foto
Há pelo menos dois animais feridos Reuters/ANTARA FOTO

As autoridades e pescadores da Indonésia estão nesta segunda-feira a tentar salvar 12 cachalotes que deram à costa a norte da ilha de Sumatra, disse um ambientalista.

Pelo menos dois cachalotes estão feridos, mas os voluntários decidiram esperar pela maré cheia para puxar os animais de volta ao mar, através de cordas, disse Sapto Aji Prabowo, na Agência de Conservação de Recursos Naturais, na província de Aceh, onde os cachelotes deram à costa.

“É melhor esperar até a maré encher, mas estamos preocupados que possam morrer”, disse Prabowo à Reuters.

Fotografias a circular nas redes sociais mostram dezenas de voluntários a deslocar-se para o recife e a atar cordas à volta dos cachalotes, cada um deles com longos metros de comprimento e a bater as barbatanas na água rasa.

Um cachalote adulto, um dos maiores mamíferos na Terra, pode crescer até 12 metros e pesar até 57 toneladas.

Apesar de não ser muito comum, o encalhe de espécies em praias tem sido registado noutras partes da Indonésia entre o seu vasto arquipélago, com mais de 17 mil ilhas.

Em 2016, um grupo de 29 baleias-piloto ficaram temporariamente presas num magal na costa Este de Java, mas algumas consideram libertar-se sozinhas e outras foram ajudadas por pescadores.

Sugerir correcção
Comentar