Palavras, expressões e algumas irritações: aplicação

Numa semana de agitação e deslumbramento à volta da Web Summit, exploramos um conceito que na origem significa, apenas, “acto ou efeito de aplicar, colocação ou sobreposição”. Exemplos não virtuais: “Parafusos para aplicação do tampo à mesa” e “modo de aplicação da tinta”. Tem graça

O primeiro sentido que, por estes dias, nos ocorre perante a palavra “aplicação” é tão-só o décimo… (e último) registado num dos dicionários consultados (edições em papel): “Programa que realiza tarefas específicas, diferentes das executadas pelo sistema operativo.”

Em dois dicionários online, remete-se para “informática” e, num deles, surge em oitavo lugar, traduzindo-se por “programa ou grupo de programas que executam tarefas no computador”; no outro, aparece em quarta posição e significa “programa informático que visa facilitar a realização de uma tarefa num computador ou num dispositivo móvel”.

Numa semana de agitação, investimento e deslumbramento à volta da Web Summit, que se realizou de novo em Lisboa, sentimos vontade de explorar um conceito que na origem significa, apenas, “acto ou efeito de aplicar, colocação ou sobreposição”. E os exemplos registados nada têm de tecnológico ou virtual: “Parafusos para aplicação do tampo à mesa” e “modo de aplicação da tinta”. Tem graça.

A startup vencedora da cimeira inventou um minifrigorífico inteligente que cabe na palma na mão e guarda medicamentos a temperaturas reduzidas.

Chama-se Lifeina e criou também uma “aplicação” que avisa o utilizador, através do seu smartphone, sobre quando tem de tomar a medicação, informa-o do estado dos medicamentos e avisa-o quando a caixa é aberta. Boa ideia e bem aplicada…

No Brasil, fala-se de “aplicativo”. Cá e lá também significa “arte de passamanes”. Isto é, “fitas ou galões entretecidos de fios de ouro, prata ou seda, com que se adornam móveis, peças de vestuário, etc.”. Haver “aplicações” para tudo não é só de agora. Tem graça.

Lembram-se da moda dos sapatinhos com “aplicação”?

A rubrica Palavras, expressões e algumas irritações encontra-se publicada no P2, caderno de domingo do PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar