Putin e Trump de acordo para derrotar Daesh

Segundo o Krelim, Rússia e EUA emitiram um comunicado conjunto em que "concordam que o conflito na Síria não tem solução militar".

Fotogaleria
Putin e Trump durante a cimeira da APEC Reuters/JORGE SILVA
Fotogaleria
Reuters/SPUTNIK
Fotogaleria
Reuters/SPUTNIK
Fotogaleria
Reuters/SPUTNIK
Fotogaleria
Reuters/SPUTNIK

O Presidente norte-americano, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, concordaram em continuar a lutar contra o Daesh até à sua derrota e destacaram que não há “nenhuma solução militar” para a guerra da Síria, adiantou o Kremlin.

"Os Presidentes concordam que o conflito na Síria não tem solução militar" e confirmaram a sua "determinação de derrotar o ISIS [outro nome para o Daesh]", de acordo com o site do Kremlin, que cita uma declaração conjunta entre os dois chefes de Estado. 

Os governantes assinaram uma declaração na qual expressaram a “sua satisfação e esforços para evitar incidentes perigosos entre militares russos e norte-americanos, que permitiram aumentar as baixas no ISIS nos campos de batalha nos últimos meses”.

Vladimir Putin e Donald Trump salientaram que “estes esforços vão continuar até à derrota definitiva do ISIS”.

De acordo com Moscovo, a declaração foi aprovada à margem Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), que decorre no Vietname. A Rússia está presente na guerra da Síria apoiando as forças do regime, Bashar al-Assad, que também têm apoio do Irão e do movimento xiita libnês Hezbollah.

"Acredito em Putin"

Trump e Putin encontraram-se brevemente à margem da cimeira. Era esperado um encontro bilateral oficial mas Putin disse que este não foi possível por questões de horários. 

Dpeois do encontro, Trump afirmou que foi falada a questão da possível interferência russa nas eleições norte-americanas que o republicano venceu. Putin sente-se "insultado" com as constantes questões sobre a interferência, disse Trump, "o que não é nada bom para o nosso país". "De cada vez que me vê, ele diz 'eu não fiz isso'", acrescentou Trump, concluindo, "e eu acredito nele".

A cimeira da APEC termina neste sábado com o encontro dos líderes das 21 economias do bloco.

A APEC é formada pela Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname.

Sugerir correcção
Comentar