Twitter suspende verificação de contas depois de validar utilizador neonazi

O presidente da rede social admite que o sistema “está estragado”. Mas só três dias depois de a rede social validar contas de utilizadores famosos por publicações racistas.

Foto
LUSA/SASCHA STEINBACH

O Twitter suspendeu indefinidamente o seu sistema de verificação de contas. O presidente executivo, Jack Dorsey, admitiu que o sistema “está estragado” depois de descobrir contas de utilizadores responsáveis por protestos violentos marcadas como “verificadas pelo Twitter”.

O problema começou na terça-feira quando a rede social adicionou um pequeno visto azul (a marca que confirma que a identidade de um utilizador foi verificada pela rede social), junto à conta de Jason Kessler, um norte-americano de extrema-direita com fama na Internet. A acção foi criticada por milhares de utilizadores, incluindo celebridades. Queixavam-se que a conta de Kessler – que escreve publicações racistas que incitam ao ódio e à xenofobia, e ajudou a organizar o protesto neonazi em Charlottesvile, EUA – não devia ser reconhecida como “credível”.

“Verificar as contas de supremacistas brancos reforça a crença de que este site é uma plataforma para discurso de ódio”, escreveu o director de cinema e comediante, Michael Ian Black. "Porque é que [a conta] de Julian Assange não é verificada? [O Twitter] essencialmente decidiu que o ponto de vista de alguns utilizadores é demasiado odioso para [terem]  contas verificadas. Peço que façam o mesmo com nazis." Já o activista norte-americano Simran Jeet Singh frisou que a atitude da rede social a colocava “do lado errado da História”.

O Twitter demorou a responder, e admite-o. “O sistema [de verificação de contas] está estragado e precisa de ser reconsiderado”, escreveu o director executivo da rede social, Jack Dorsey, dois dias mais tarde, na quinta-feira. “Devíamos ter sido mais rápidos a comunicar sobre isto.”

As contas que já foram verificadas não vão perder o “visto azul”. Porém, outras contas não vão ser adicionadas à lista enquanto a rede social define quais os critérios do sistema.

“O sistema de verificação foi criado para autenticar a identidade de um utilizador, mas é interpretado como uma promoção [da nossa parte] e um indicador de importância,” lê-se num comunicado da rede social. “Reconhecemos que criámos este problema e precisamos de o resolver.” Não se sabe quanto tempo vai demorar.

É a segunda vez, em menos de duas semanas, que o Twitter é obrigado a pedir desculpas publicamente. Na semana passada, a conta do Presidente norte-americano foi temporariamente apagada por um funcionário. Além disso, o Twitter teve de testemunhar perante o Congresso norte-americano sobre a forma como difundiu propaganda russa durante as eleições norte-americanas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários