Trump e Xi: duas visões sobre a globalização na cimeira da APEC

Presidente dos EUA fez queixas e ameaças de isolamento. O homólogo chinês assumiu-se o líder do comércio global.

Foto
O aperto de mão entre Trump e Putin. Moscovo quis uma reunião privada, mas Washington não aceitou Reuters

Donald Trump e Xi Jinping discursaram na cimera do Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC) e os dois chefes de Estado, americano e chinês, apresentaram visões opostas sobre o comércio mundial nesta sexta-feira.  

Em Danag, no Vietname, Donald Trump disse que os EUA não vão tolerar "abusos comerciais crónicos". Reclamou contra os desequilíbrios comerciais, dizendo que os EUA reduziram as barreiras alfandegárias e as tarifas, ao passo que outros países não o fizeram. "Tais práticas prejudicam muitas pessoas no nosso país", defendeu.

Porém, não culpou os países da APEC, acusou os governos americanos anteriores de não terem actuado para reverter a tendência. Afirmou que os Estados Unidos estão dispostos a fazer acordos, mas apenas "com base no respeito mútuo e no benefício mútuo".

Xi Jinping, por seu lado, defendeu a globalização – uma tendência irreversível, disse –, que deve beneficiar todos os paíse e todas as classes. 

"Devemos assumir a globalização económica, ou devemos fraquejar e ficar parados perante os desafios? Devemos avançar em conjunto com a cooperação regional ou vamos cada um para seu lado", perguntou Xi. "A abertura traz consigo o progresso, a auto-exclusão deixa-nos para trás", concluiu.

Na cimeira, Trump encontrou o Presidente russo, Vladimir Putin, com quem trocou um aperto de mão no momento da fotografia de grupo. O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, esclareceu que não houve qualquer conversa privada entre os dois. Moscovo tentou agendar uma reunião entre os dois líderes, mas Washington não aceitou.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários