Encontrada canção perdida de Kurt Weill

Lied vom weißen Käse, ou Canção do Queijo Branco, foi descoberta por acaso no Arquivo da Universidade Livre de Berlim.

Foto
Manuscrito da canção foi encontrado entre os papéis de Gerda Schaefer, uma actriz hoje esquecida The Kurt Weill Foundation for Music, New York

Desde 1983 que não se encontravam canções novas de Kurt Weill (1900-1950), o celebrado compositor alemão do início do século XX. Não há, porém, muita gente a procurá-las. O compositor judeu, que abandonou Berlim em 1933 por causa dos nazis, viu uma boa parte dos seus manuscritos serem destruídos e escondidos, mas já se andou à sua procura em muitos dos sítios prováveis.

Talvez seja por isso que a descoberta de uma nova canção se deveu a um acaso. Elmar Juchem, um musicólogo ligado à obra de Weill que está à frente da edição da Kurt Weill Edition, um projecto editorial que pretende juntar todas as peças terminadas pelo compositor, estava a investigar a música que Weill escreveu para a peça Happy End, de 1929, que se seguiu à Ópera dos Três Vinténs e tinha letras de Bertolt Brecht e libreto de Elisabeth Hauptmann, no Arquivo da Universidade Livre de Berlim. Pediu ao arquivista Peter Jammerthal para ver se havia mais material relacionado com o compositor. Foi então que, entre os papéis de uma actriz esquecida chamada Gerda Schaefer que foram parar à universidade, encontrou um manuscrito que ainda não tinha sido identificado.

Chamava-se Lied vom weißen Käse, ou Canção do Queijo Branco, inspirada em Joseph Weissenberg, um curandeiro de Berlim que, na viragem do século XIX para o século XX, usava uma espécie de requeijão e rezava dois pais-nossos para curar todos os males. Neste caso, tentava curar uma rapariga cega, mas não conseguia. A canção foi escrita em 1931, para Lotte Lenya (1898-1981), a própria mulher de Weill, cantar numa revista política na qual Brecht também colaborou e que tinha em vista angariar dinheiro para actores desempregados do Volksbühne Berlin, o teatro a que Schaefer pertencia. Lenya, que morreu em 1981, lembrava-se de memória da canção e tentou encontrá-la nos anos 1960, sob o título Canção da Donzela Cega, mas sem sucesso.

A notícia foi dada no final de Outubro pela nova-iorquina Kurt Weill Foundation for Music, que divulgou também, no seu site oficial, a primeira das três páginas do manuscrito e um ficheiro MP3 da vocalista Ute Gferer e do pianista Shane Schag a interpretarem a canção Lied vom blinden Mädchen. O jornal The New York Times, já este mês, foi mais além, com um vídeo dos dois músicos a actuarem.

Sugerir correcção
Comentar