Joni Mitchell sempre

Adoro Joni Mitchell desde o primeiro ao mais recente disco, desde 1968 a 2007. Não é só a música (nunca é): a pessoa também me fascina.

Claro que é muito bom descobrir, de uma só vez, toda a obra de, sei lá, Billie Holiday.

Mas nada há como acompanhar a carreira de uma artista que se conhece desde que saiu o primeiro álbum e que vai mudando e melhorando à medida que os anos e os lançamentos se sucedem.

É por isso que as pessoas novas ganham mais em seguir as carreiras de pessoas mais ou menos da mesma idade ou pouco mais velhas ou novas. Diria que a diferença ideal está entre os dez e os 15 anos. Não convém serem muito mais novos: não queremos morrer antes deles lançarem o último disco. Se eles forem dez ou 15 anos mais velhos é triste ver que eles morrem e nunca mais vão escrever ou gravar nada - mas pelo menos seguimos a obra deles enquanto foram vivos, desde jovens a velhos.

Adoro Joni Mitchell desde o primeiro ao mais recente disco, desde 1968 a 2007. Não é só a música (nunca é): a pessoa também me fascina. A inteligência, a honestidade, a coragem e a indiferença absoluta às opiniões das elites e das massas são uma combinação explosiva, divertida e desobediente.

Às vezes fica-se com a impressão que ninguém pode com ela. Dizem que é impossível. Talvez. Outra explicação é haver tão poucas pessoas à altura dela.

Gostei de ler a biografia dela, Reckless Daughter, escrita por David Yaffe. Ele claramente foi desiludido por ela, pelo menos duas vezes. A biografia é uma espécie de vingança relutante — e tem graça por isso.

Yaffe nasceu em 1973, depois de Blue (1971) e For The Roses (1972). Nota-se, infelizmente.

Sugerir correcção
Comentar