A NASA quer que dês uma alcunha a esta rocha

A agência americana está à procura de um nome mais inspirado para a rocha 2014 MU69, que se situa nos confins do sistema solar e será visitada em 2019. Mas atenção: a alcunha será apenas temporária

Foto
Representação artística por NASA/ JHUAPL/ SWRI/ Alex Parker DR

Há nomes que não resultam tão bem quanto outros: há uns mais difíceis de escrever, outros de pronunciar. A esta rocha gelada, que mora nos confins do sistema solar, deram-lhe a “maldição” em dose dupla, e agora a NASA quer encontrar um nickname que não trave línguas e que não seja propício a erros tipográficos. 

(486958) 2014 MU69 — sim, é mesmo isto — é um objecto da Cintura de Kuiper (conhecido como KBO, sigla em inglês), que fica para lá da órbita de Neptuno, e de onde se acredita ter originado o famoso cometa Halley. Esta rocha foi descoberta há três anos pelo telescópio Hubble Space, que desde 1990 nos tem dado uma nova visão do Universo através de imagens dos planetas, das estrelas e de galáxias distantes. Acredita-se que este corpo celeste tenha sido formado há mais de 4.600 milhões de anos, representando um dos objectos de maior interesse para se estudar a formação do sistema solar. A sonda New Horizon, que há dois anos sobrevoou Plutão, passará bem perto desta rocha gelada a 1 de Janeiro de 2019, naquela que será a maior distância planetária percorrida na história dos voos espaciais.

Até que se encontre um nome formal para o MU69, podes sugerir, até 1 de Dezembro, uma alcunha no site criado para o efeito. Todas as sugestões são válidas, mas apenas algumas serão seleccionadas para posterior votação. Os resultado final será divulgado em Janeiro de 2018 (um ano antes da expedição). Para já, a alcunha mais popular é Mjölnir, apropriadamente o nome do martelo do Thor, seguindo-se Peanut, Almond e Cashew. Mas atenção: a alcunha escolhida será temporária, já que, após a viagem aos confins do sistema solar, as equipas da New Horizon e da União Astronómica Internacional decidirão, em conjunto, o nome formal deste objecto celeste. 

Foto
A rocha da Cintura de Kuiper pode-se parecer desta forma NASA
Sugerir correcção
Comentar