Síria vai aderir ao Acordo de Paris deixando os EUA isolados

Por ter anunciado que os EUA se retiram do pacto, Trump não foi convidado para a cimeira do clima que se realiza em Dezembro na capital francesa.

Foto
Emmanuel Macron com Donald Trump Reuters

Os Estados Unidos vão ficar completamente isolados em relação ao Acordo de Paris depois de ter sido anunciado que a Síria se prepara para aderir ao pacto sobre o clima.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os Estados Unidos vão ficar completamente isolados em relação ao Acordo de Paris depois de ter sido anunciado que a Síria se prepara para aderir ao pacto sobre o clima.

A Síria e a Nicarágua foram os únicos países que ficaram de fora do acordo de 2015. A Nicarágua assinou-o em Outubro.  

Em Junho, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que se retirava - porém, e devido às regras do documento, este passo só pode ser dado em 2020. Devido a esta posição, Trump não foi convidado a participar na cimeira do clima que se realiza em Paris em Dezembro. 

Mais de cem países foram convidados para esta cimeira, que será presidida pelo Presidente Emmanuel Macron, e que pretende "criar alianças" com empresários e fontes de financiamento para uma maior implementação do acordo feito no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima e que rege as medidas de redução de emissões de dióxido de carbono a partir de 2020.