Agressão ao senador republicano Rand Paul resultou em cinco costelas partidas

Desconhece-se a motivação para o ataque, que deverá manter o senador afastado de Washington durante algum tempo.

Foto
O senador republicano, um dos rostos do movimento libertário, chegou a ser pré-candidato às presidenciais de 2016 LUSA/MICHAEL REYNOLDS

O senador norte-americano Rand Paul, de 54 anos, eleito pelo Partido Republicano, foi agredido na sexta-feira por um vizinho no estado do Kentucky. Na sequência da agressão, Paul fracturou cinco costelas e não sabe quando regressará às suas funções no Senado.

O agressor, de 59 anos, foi detido e libertado após pagamento de fiança. Deverá ser ouvido em tribunal na quinta-feira, disseram fontes policiais à Reuters.

“O senador Paul tem cinco fracturas nas costelas”, disse o seu assessor Doug Stafford, citado pela Reuters. O republicano apresentava também lesões na cara e dificuldade em respirar devido aos ferimentos nas costelas e a contusões pulmonares. “Não é claro quando regressará ao trabalho, já que a dor é considerável, e tem dificuldade em movimentar-se”, acrescentou Stafford.

Segundo a imprensa do Kentucky, o senador estava a cortar a relva quando um vizinho o atacou pelas costas. O agressor, Rene Boucher, é um médico reformado e, segundo as autoridades, os dois não tinham qualquer relação próxima, eram apenas “conhecidos”. Não há certezas sobre o que motivou o comportamento agressivo.

No Twitter, o senador agradeceu o apoio que recebeu após a agressão.

Em Fevereiro de 2016, Rand Paul desistiu  de uma candidatura presidencial, tendo sido posteriormente reeleito para o Senado de Washington. O político sediado no Kentucky é uma das faces mais conhecidas da corrente libertária do Partido Republicano, que defende um papel reduzido ou mesmo inexistente do Estado na vida económica, bem como um maior grau de liberdades individuais.

Sugerir correcção
Comentar