Conferência da ONU para concretizar Acordo de Paris começa hoje em Bona

Foto
Ambientalistas e cientistas defendem que o compromisso de Paris deve agora ser concretizado e os países devem cumprir as metas a que se propuseram para reduzir as emissões e apoiar a adaptação LUSA/PHILIPP GUELLAND

A 23.ª conferência da ONU sobre clima começa nesta segunda-feira em Bona, na Alemanha, presidida pelas ilhas Fiji, e quer melhorar as metas de redução de missões conseguidas no Acordo de Paris, depois do anunciado abandono dos EUA.

Este ano a 23.ª Conferência das Partes (COP23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, apesar de se realizar na Alemanha, tem pela primeira vez um arquipélago do Pacífico, as ilhas Fiji, ameaçadas pela subida do nível do oceano provocado pelo aquecimento global.

É também a primeira vez que os representantes de quase 200 países se encontram depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado em Junho que iria retirar-se do Acordo de Paris por considerar ser prejudicial para o país.

O Acordo de Paris foi conseguido em Dezembro de 2015 e entrou em vigor em Novembro de 2016, com o objectivo de juntar os esforços de todos os países para reduzir as emissões e conseguir limitar a subida da temperatura do planeta aos 2.ºC ou, preferencialmente, 1,5.ºC.

Ambientalistas e cientistas defendem que o compromisso de Paris deve agora ser concretizado e os países devem cumprir as metas a que se propuseram para reduzir as emissões e apoiar a adaptação.

A COP23 também deve preparar um roteiro para facilitar o diálogo e permitir avaliar o progresso colectivo face aos objectivos do Acordo de Paris.

A conferência da ONU para o clima deverá reunir 20 mil participantes, incluindo uma delegação de associações e técnicos portugueses, além do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do secretário de Estado adjunto do Ambiente, José Mendes.

Sugerir correcção
Comentar