Tubarão “pré-histórico” apanhado em águas portuguesas

O tubarão foi capturado na costa algarvia em Agosto, mas só agora a informação foi divulgada.

Foto
Tubarão encontrado na costa algarvia tem características pouco comuns.

Investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Centro de Ciências do Mar e da Universidade do Algarve (CCMAR) capturaram, em Agosto passado, na costa algarvia, um tubarão com características pouco comuns: um macho da espécie tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus), com cerca de 1,5 metros.

Em comunicado, o IPMA refere que “este tubarão, um verdadeiro ‘fóssil vivo’, possui um corpo longo e esguio e uma cabeça que lembra a de uma cobra. Apresenta também uma dentição muito particular, sendo a sua biologia e ecologia pouco conhecidas”.

Esta espécie encontra-se em águas de localizações muito diversas do globo — ao longo de todo o Atlântico, desde a costa norueguesa, passando por águas escocesas, Galiza, Açores, Madeira e Canárias, descendo a costa africana até ao Índico e atingindo, ainda, o Japão, Austrália e a Nova Zelândia — mas não é frequentemente capturado devido às profundidades a que vive.

O presente exemplar foi capturado aos 700 metros de profundidade, durante um embarque, a bordo de um arrastão comercial, no âmbito do projecto MINOUW – “Iniciativa para a minimização de capturas das capturas indesejadas nas pescarias europeias”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários