Arábia Saudita intercepta míssil balístico lançado contra a capital

Foi escutada uma forte explosão junto ao aeroporto de Riad. Fontes da força aérea saudita garantem que interceptaram o projéctil, que terá voado 500 quilómetros desde o Iémen.

Foto
O aeroporto King Khalid localiza-se na zona norte da cidade de Riad Faisal Al Nasser/Reuters/Arquivo

Os rebeldes houthis no Iémen reivindicaram este sábado o lançamento de um míssil balístico contra Riad, a capital da Arábia Saudita, depois de ter sido registada uma forte explosão junto ao aeroporto da cidade. Segundo um canal televisivo ligado aos rebeldes, foi lançado um projéctil de longo alcance que percorreu 500 quilómetros.

Ainda sem confirmação oficial, a televisão Al-Arabiya cita fontes da Força Aérea saudita que dizem ter interceptado o míssil a nordeste da capital. O mesmo canal diz que não se registaram quaisquer danos de maior.

O aeroporto de Riad utilizou também o Twitter para informar que o seu funcionamento não foi afectado: “Passageiros do Aeroporto King Khalid em Riad, asseguramos que o movimento está a decorrer normalmente, e as viagens a funcionar como previsto”.

Nas redes sociais surgem já vídeos das antiaéreas sauditas a interceptarem o míssil.  

Os militares sauditas já tinham interceptado mísseis lançados pelos houthis, numa altura em que o Iémen enfrenta um conflito entra as forças leais ao Presidente Abdrabbuh Mansour, que é reconhecido internacionalmente, e os rebeldes. A Arábia Saudita tem liderado uma campanha para derrotar a rebelião xiita houthi, levando a cabo intensos bombardeamentos que têm sido denunciados por observadores internacionais devido ao elevado número de vítimas civis. 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários