188 obras, 94 artistas: um mundo de ilustração em São João da Madeira

Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira celebra a sua décima edição de 3 a 10 de Novembro. Apresenta ao público 188 obras de 94 artistas

Foto
Susa Monteiro

O 10.º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira realiza-se de 3 a 10 de Novembro e reune na Torre da Oliva trabalhos de 25 autores de oito países sobre o tema Trama.

O evento é organizado pela Junta de Freguesia local e apresenta ao público uma selecção dos melhores trabalhos entre as 188 obras com que 94 artistas de 15 países se candidataram à iniciativa. "As 188 obras que nos chegaram este ano revelam um aumento progressivo da qualidade do todo, algo que nos foi confirmado pelo júri e que torna mais difícil o seu trabalho", declarou à Lusa Sofia Neto, da comissão organizadora do evento. De acordo com a organizadora, "as várias ilustrações — concebidas em número par por ilustradores profissionais ou aspirantes — encontram soluções gráficas e conceptuais variadas, (...) incluindo a tecelagem em papel e a colagem de tecidos", acrescenta.

Provenientes de Portugal, Espanha, Argentina, Itália, África do Sul, Brasil, Polónia e Turquia, os 50 trabalhos finalistas estarão expostos ao público de 3 a 10 de Novembro, sendo que o programa do encontro inclui ainda outras quatro mostras. A primeira dessas tem o título Madrid, a minha cidade e reúne ilustrações de Manuel Marsol, vencedor da edição de 2016 do encontro. Já a segunda é dedicada à revista Triciclo, publicação semestral lançada em Fevereiro de 2017 e especializada em ilustração infantil.

As duas outras exposições abordam depois projectos artísticos desenvolvidos em contexto escolar: uma dará a conhecer o trabalho dos alunos do 10.º ao 12.º ano nos cursos de artes da Escola Secundária Serafim Leite, em São João da Madeira, e outra revelará conteúdos idênticos desenvolvidos pelos estudantes do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Em paralelo às mostras patentes na Torre da Oliva, também a cadeia de retalho FNAC dedicará ao Encontro Internacional de Ilustração de 2017 uma exposição com o tema 10 anos, 10 fóruns. O objectivo é levar os desenhos finalistas de anteriores edições do evento às lojas do Chiado (Lisboa), Gaia Shopping, Leiria Shopping, Viseu, Almada, Algarve Shopping, Braga, Guimarães Shopping, Coimbra e Santa Catarina (Porto).

Quanto ao restante programa da edição de 2017 do encontro, inclui ainda um Concerto Ilustrado na Casa da Criatividade, onde uma banda actuará perante o público "enquanto alguns ilustradores convidados ilustram in loco os temas cantados". Além de conferências com ilustradores, sessões de autógrafos, apresentações de livros e oficinas (tudo com autores ainda não divulgados), o evento também incluirá uma feira do livro organizada pela livraria Gigões & Anantes, especializada em ilustração, e "mais de 40 oficinas" pedagógicas a realizar nas escolas locais, sob orientação de autores convidados.

Sugerir correcção
Comentar