Medina volta a pedir descentralização concluída até ao fim do ano

Presente na tomada de posse de Rui Moreira, o autarca da capital reiterou as exigências feitas ao Governo pelo presidente da Câmara do Porto, onde se incluem a transferência de competências para as autarquias ao nível do ensino, da saúde e da gestão das áreas ribeirinhas.

Foto
Rui Gaudencio

O presidente da Câmara de Lisboa, que também tomará posse nesta quinta-feira para o novo mandato, classificou o discurso da tomada de posse de Rui Moreira como "importante" e focando aspectos comuns às duas cidades, destacando as dores de crescimento causadas pelo turismo crescente.

"Tenho a certeza que serão anos de trabalho conjunto", disse Medina, realçando que o país está perante duas cidades "que têm essa capacidade de entendimento".

Também as exigências feitas por Moreira ao Governo, ao nível da descentralização e da contratação pública receberam o aval do congénere de Lisboa. "A descentralização é um dossier central que tem que ficar resolvido até ao do ano", exigiu, lembrando que isso significa a transferência de competências para as autarquias ao nível do ensino, da saúde ou da gestão das áreas ribeirinhas.

Já os problemas na contratação pública, como fim da possibilidade de os municípios invocarem o interesse público nos conflitos contratuais, levou-o a dizer que este é "um clássico do nosso país". "Demonstra uma tendência para colocar controlos administrativos e não se controlar nada do que é fundamental".

Assunção Cristas, que nesta quinta-feira assumirá também a posição de vereadora na Câmara de Lisboa, esteve presente como líder do CDS, assinalando assim "o apoio e a amizade" do partido ao presidente da Câmara do Porto.

Sugerir correcção
Comentar