Armadores incitam Governo a acertar com Espanha medidas para a pesca da sardinha

Sector “não está muito favorável” à proibição da pesca no Norte e Centro e prefere “proibição em tempo real” nas áreas onde estão os juvenis.

Foto
ruf rui farinha/NFactos

A Associação das Organizações de Produtores da Pesca (ANOP) do Cerco desafiou esta quarta-feira o Governo a concertar-se primeiro com Espanha numa estratégia conjunta para a sardinha, em vez de proibir a pesca nas zonas Norte e Centro do País.

"Não faz sentido estar à partida a aprovar medidas excepcionais em Portugal sem haver uma coordenação com Espanha. Não queremos que sejam apenas os pescadores portugueses a sofrer as consequências ou ter maiores restrições que os espanhóis", afirmou à agência Lusa Humberto Jorge, presidente da Organização de Produtores do Centro e da ANOP Cerco, que representa as embarcações nacionais que capturam sardinha.

O dirigente remeteu uma posição oficial de todas as organizações de pesca do país para depois de uma reunião que vão ter na quinta-feira.

Para Humberto Jorge, a coordenação de uma estratégia com Espanha "pode ser mais eficaz, se as medidas forem comuns e se forem postas em prática na mesma altura, do que estar à partida a definir uma área e um prazo temporal para essa proibição, tendo em conta a dinâmica que o recurso tem apresentado nos últimos anos".

O sector da pesca do Cerco reiterou que se mantém disponível para chegar a um entendimento e a soluções, entre as quais a adopção de uma das várias hipóteses de captura, até 24.650 toneladas, apontadas pelo próprio Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), no parecer divulgado a 20 de Outubro.

O presidente da OP Centro e da ANOP Cerco explicou que a intenção do Governo de proibir a pesca da sardinha nas zonas Norte e Centro do país em 2018 já tinha sido apresentada aos parceiros na última reunião da comissão de acompanhamento da sardinha.

"À partida o sector não está muito favorável" a essa decisão, disse, defendendo em contrapartida "proibições em tempo real", nas áreas onde fossem detectados juvenis durante o tempo que fosse necessário", se a intenção é proteger os juvenis.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta quarta-feira, à Lusa, que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem "áreas importantes para a reprodução da espécie", estando a decorrer reuniões com as comunidades piscatórias para, juntamente com o IPMA, delimitar essas zonas.

No dia 20 de outubro, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) recomendou a suspensão da pesca da sardinha, em Portugal e Espanha, em 2018.

Sugerir correcção
Comentar