APREN diz que electricidade “verde” poupou 265 milhões em sete anos

Associação das renováveis defende que as tarifas garantidas da hídrica e da éolica têm contribuído para fazer descer os preços médios no mercado grossista de electricidade.

Foto
Renováveis permitiram poupar mais de cinco mil milhões de euros com importações de combustíveis fósseis entre 2010 e 2016 ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) estima que o benefício líquido entre 2010 e 2016 obtido com a produção renovável de electricidade atingiu os 265 milhões de euros, o que se traduz numa poupança de quase 38 milhões de euros por ano.

De acordo com a análise sobre o "Efeito das Renováveis com Remuneração por Tarifa", divulgado esta quarta-feira na Conferência APREN 2017 - Electricidade renovável, inovação e tendências, entre 2010 a 2016 o ganho económico proveniente deste efeito foi de 5,95 mil milhões de euros, valor que pode ser contrabalançado com o designado sobrecusto das renováveis que foi de 5,68 mil milhões de euros (dados da ERSE)".

Em declarações à Lusa, o presidente da APREN, António Sá da Costa, realçou que o estudo agora divulgado, em parceria com a WHS - Wind Hydro & Sun Energy Services, mostra que "as renováveis não são caras, como se diz", esperando uma definição de um prazo para as tarifas, não inferior a 15 anos, para as produtores poderem investir.

"Não precisamos de tarifas apoiadas para as novas centrais, porque somos competitivos. Temos preços mais baixos do que as centrais a gás, mas precisamos que nos dêem um prazo", declarou o responsável.

Com base em literatura científica internacional, a APREN desenvolveu uma análise sobre o "Efeito das Renováveis com Remuneração por Tarifa" no preço de Mercado Grossista Português do Mercado Ibérico de Electricidade [MIBEL], que demonstra "de forma clara que, desde que o MIBEL está em funcionamento, os benefícios são superiores ao valor do sobrecusto da remuneração garantida".

É que "as renováveis com tarifa garantida têm permitido reduzir o valor médio da energia transaccionada no mercado grossista de electricidade da ordem dos 15 a 20 euros por megawatt/hora (MWh)": "O valor de mercado quando a produção das renováveis é baixo ronda valores elevados na ordem dos 50 a 60 euros/MWh, baixando para 30 a 40 euros/MWh logo que a produção com base em electricidade renovável volta a subir".

Assim, no intervalo entre 2010 a 2016, a poupança atinge os 265 milhões de euros, o que se traduz em quase 38 milhões de euros por ano.

Adicionalmente, as renováveis ainda permitiram, no mesmo período 2010-2016, evitar a importação de combustíveis fósseis (5.260 milhões de euros) e pouparam 475 milhões de euros com as licenças de emissão de dióxido de carbono, refere.

Sugerir correcção
Comentar