Ucrânia novamente alvo de um ciberataque mas desta vez com poucos efeitos

Aeroporto de Odessa e o metro de Kiev foram afectados mas autoridades dizem que o ataque desta terça-feira não foi em larga escala.

Foto
LUSA/RITCHIE B. TONGO

Uma série de ciberataques atingiram, nesta terça-feira, o aeroporto da cidade ucraniana de Odessa e o metro de Kiev, anunciou a Equipa de Resposta a Emergência Informática da Ucrânia (CERT, na sigla em inglês), citada pela Reuters. A CERT informou que o país estava a ser alvo de mais um ataque informático e pediu às redes de transportes que ficassem especialmente alerta.

Em Junho, a Ucrânia foi alvo de um grande ataque informático e no dia 13 de Outubro o Governo de Kiev avisou que um novo ataque do género poderia estar iminente.

A polícia informática ucraniana e o ministro das Infraestruturas afirmaram, no entanto, que o ataque desta terça-feira não aparenta ser de larga escala. À Reuters, o líder desta polícia, Serhiy Demedyuk, referiu que, na origem desta situação, está um malware chamado BadRabbit e que o país foi pouco afectado.

O banco central da Ucrânia esclareceu já que o seu sistema não parece ter sido afectado.

O aeroporto de Odessa, por sua vez, anunciou que iria aplicar várias medidas de segurança, enquanto o metro de Kiev informou que foi alvo de um ataque no sistema de pagamentos. 

A Ucrânia tem acusado a Rússia de estar na origem dos vários ataques informáticos de que foi alvo, mas Moscovo negou sempre estas alegações.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários