Mosteiro românico de Cepelos em Amarante vai receber obras de conservação

Intervenção será comparticipada em 85% por fundos da União Europeia e em 15% pela autarquia.

Foto
nelson garrido

O Mosteiro de Mancelos, Imóvel de Interesse Público situado no concelho de Amarante, vai receber obras de conservação no valor de 236 mil euros, anunciou esta terça-feira a Rota do Românico.

O projecto técnico desta intervenção foi elaborado pelos serviços da Direcção Regional de Cultura do Norte e prevê a realização de reforços estruturais do edifício e diversas reparações nos telhados, paredes, pavimentos, portas e janelas.

Estão ainda previstos trabalhos no interior e instalação de vários equipamentos eléctricos, de telecomunicações e de segurança.

A obra vai decorrer durante cerca de nove meses e é comparticipada em 85% por fundos da União Europeia e em 15% pela câmara de Amarante, no contexto da Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

A assinatura do auto de consignação da empreitada está agendada para quarta-feira, naquele monumento.

O projecto turístico-cultural da Rota do Românico integra 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios do Tâmega e Sousa.

Embora tenha sofrido diversas transformações ao longo dos séculos, o Mosteiro de Mancelos, monumento do século XII, conserva significativas parcelas da época românica.

No interior da igreja destaca-se o acervo de pinturas, nomeadamente uma que se encontra na capela-mor que, segundo a Rota do Românico, "poderá representar o venerando bispo frei Bartolomeu dos Mártires".

Em 1934, o monumento obteve a classificação de Imóvel de Interesse Público e, em 2010, foi integrado no projecto turístico-cultural da Rota do Românico.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários