Valor do prémio Princesa das Astúrias será entregue a vítimas de incêndios

O montante de 50 mil euros será distribuído por Portugal e por Espanha.

Foto
Antonio Tajani, Jean Claude Juncker e Donald Tusk receberam o prémio Reuters/VINCENT WEST

O valor económico do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia (50 mil euros), atribuído à União Europeia e recebido por Antonio Tajani (presidente do Parlamento Europeu), Jean-Claude Juncker (presidente da Comissão Europeia) e Donald Tusk (presidente do Conselho Europeu), será doado às vítimas dos incêndios em Portugal e em Espanha. 

A decisão foi tomada conjuntamente com Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, esta segunda-feira, e comunicada por Antonio Tajani, na abertura da sessão plenária em Estrasburgo. “É uma decisão simbólica com a qual queremos mostrar proximidade com as comunidades e as vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha”, afirmou Tajani.

Os incêndios de 15 de Outubro fizeram 44 mortos e 70 feridos em Portugal e 4 mortos e dezenas de feridos em Espanha. O Parlamento Europeu observou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos fogos.

“O fenómeno é preocupante e merece toda a nossa atenção. Só este ano, na Europa, arderam 750.000 hectares e mais de 100 pessoas perderam a vida”, lamentou o político italiano. Tajani sublinhou “a necessidade e a urgência de instituir um corpo de protecção civil europeu” e de “simplificar o contexto normativo para permitir às populações obter uma ajuda imediata”.

A UE foi distinguida em Junho passado com o prémio Princesa das Astúrias da Concórdia como "modelo único de integração política supranacional".

"Recebo este prémio com humildade e emoção. Premiados são os 500 milhões de cidadãos europeus", escreveu Tajani na sua conta da rede social Twitter, no dia em que foi a Oviedo receber o prémio, a 20 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar