Sebastião Resende vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

O prémio de carreira foi atribuído a Jorge Pinheiro, convidado a realizar uma exposição no Museu de Amarante.

Foto

A obra A memória da luz não ilumina, do escultor e pintor Sebastião Resende, venceu a 11.ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, no valor de 12.500 euros, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal de Amarante.

O júri foi constituído por António Cardoso, em representação do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Laura Castro, Lúcia Matos, João Pinharanda e Sérgio Mah, tendo a obra de Sebastião Resende sido escolhida por unanimidade. Os outros artistas convidados a concorrer a este prémio eram Alexandre Conefrey, Gonçalo Pena e Patrícia Garrido.

Já o prémio de aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca do Museu Municipal, no valor de 7.500 euros, foi atribuído a Maria José Oliveira, pela obra O Corpo Costelas (O Corpo Contentor), que passará a integrar o espólio do museu.

O júri do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, que chega este ano à sua 11.ª edição, já tinha atribuído o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, destinado a consagrar uma carreira, ao pintor Jorge Pinheiro. Em consequência, a Câmara de Amarante deverá adquirir, por uma quantia que não pode exceder os 25 mil euros, uma ou mais obras de deste artista, que foi ainda convidado a realizar uma exposição no Museu de Amarante.

Sugerir correcção
Comentar