Líder da distrital do Porto e deputados ao lado de Santana em Santarém

Ex-primeiro ministro apresenta candidatura esta tarde

Santana entrou na sala cheia de apoiantes
Foto
Santana entrou na sala cheia de apoiantes Nuno Ferreira Santos

Nas duas primeiras filas do pavilhão do Centro de Exposições em Santarém já estão sentados líderes de distritais – como a do Porto – de várias concelhias de Lisboa e do Norte do país e também deputados para ouvirem Pedro Santana Lopes como candidato a líder do PSD.

Com faixas em que se repete o slogan “Unir o partido, ganhar o país”, a sala encheu-se de militantes com bandeiras enquanto se ouvia “paz, pão povo e liberdade”, um verso do hino social-democrata. Foram colocadas 500 cadeiras mas há dezenas de militantes em pé.

Além de Bragança Fernandes, líder da distrital do Porto, que dá apoio a título pessoal, estão vários deputados que são vice-presidentes da bancada como Carlos Abreu Amorim, Miguel Santos e Sérgio Azevedo. Entre os apoiantes de Santana Lopes está Joaquim Pinto Moreira, presidente da câmara de Espinho, muito próximo de Luís Montenegro, ex-líder parlamentar. E também está presente Nuno Serra, actual vice-presidente da bancada parlamentar.

A sessão começa com o presidente da comissão de honra da candidatura, o ex-ministro Rui Machete, que pediu um minuto de silêncio por causa das vítimas dos incêndios no centro e norte do país.