Um pescador morreu e dois ficaram feridos após arrastamento por onda

A operação de resgate foi feita com recurso a um helicóptero já que "o acesso por terra ou por mar era impossível".

Foto
Praia da Arrifana Rui Gaudencio

Um pescador lúdico morreu e outros dois ficaram feridos depois de terem sido arrastados por uma onda na tarde desta sexta-feira numa praia, em Aljezur, disse à Lusa o comandante da capitania do porto de Lagos. A informação foi confirmada ao PÚBLICO pelos Bombeiros de Aljezur, que não adiantaram mais informações.

Segundo Luís Conceição Duarte, um dos pescadores foi resgatado por uma testemunha que estava próxima do local e que conseguiu levá-lo para terra, mas o homem, de cerca de 40 anos, estava em paragem cardiorrespiratória e acabou por morrer no local, apesar das tentativas de reanimação.

Os outros dois pescadores ficaram presos numa rocha, na zona da praia da Arrifana, e tiveram que ser resgatados com a ajuda de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, tendo sido transportados para o hospital de Faro.

Segundo Luís Conceição Duarte, a operação de resgate "não foi fácil" e teve que ser com um meio aéreo, já que "o acesso por terra ou por mar era impossível".

Os dois feridos, que, segundo a mesma fonte, "aparentemente são ligeiros", estavam a pescar com o homem que acabou por morrer em rochas de baixa altitude, quando foram arrastados por uma onda. A operação de resgate demorou cerca de 40 minutos, sendo que às 18h00 os meios estavam a ser desmobilizados do local, concluiu.

No local estiveram elementos da Autoridade Marítima, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e dos Bombeiros de Aljezur. A página da Protecção Civil registou um incidente na Praia da Arrifana relativo a "busca e resgate aquático de pessoas". Nas operações estiveram envolvidos 25 operacionais, apoiados por nove veículos e um helicóptero. 

Sugerir correcção
Comentar