Jorge Lacão e Abílio Morgado falham eleição para órgãos externos do Parlamento

A Provedora de Justiça e os elementos da Entidade Reguladora para a Comunicação Social foram eleitos.

Foto
Jorge Lacão era candidato ao conselho superior de Segurança Interno Enric Vives-Rubio

O ex-ministro do PS Jorge Lacão, candidato ao conselho superior de Segurança Interno, e Abílio Morgado, candidato ao Conselho de fiscalização das secretas, falharam esta sexta-feira a eleição para os órgãos, apesar de os nomes terem resultado de um entendimento entre o PS e o PSD.

Num universo de 211 deputados votantes, Jorge Lacão obteve 117 votos a favor, ficando 24 votos aquém dos 141 necessários, e registou 79 brancos e 15 nulos. Já Abílio Morgado, antigo consultor de Cavaco Silva e advogado, indicado pelo PSD no âmbito de um acordo entre os dois partidos, obteve 132 votos a favor (ficando a nove votos da maioria necessária), 72 brancos e sete nulos.

Ao contrário do que foi referido, os membros da ERC – Fátima Lima, Francisco Azevedo e Silva, Mário Mesquita e João Pedro Figueiredo – não forma eleitos. O erro aconteceu na transposição do apuramento dos votos para a acta.

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral (indicada pelo PSD) foi eleita. Assim como Maria Emília Brederode dos Santos, candidata a presidente do Conselho Nacional de Educação, foi eleita assim como os restantes membros candidatos.

Os elementos do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfil de ADN – Maria João Baila Antunes, Paulo Silva Santos e Inês Dias Lamego – foram eleitos. 

As eleições decorreram esta manhã por voto secreto.

Sugerir correcção
Comentar