Ana Margarida de Carvalho na short list do Prémio PEN Clube de ficção

Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato pode fazer o pleno e ganhar simultaneamente os prémios da APE e do PEN.

Foto
Ana Margarida de Carvalho DANIEL ROCHA

Ana Margarida de Carvalho, Ana Teresa Pereira, Ernesto Rodrigues, Francisco Sousa Vieira e Mafalda Ivo Cruz são os finalistas do prémio PEN Clube de narrativa. Os nomes foram divulgados esta quinta-feira,  juntamente com as short lists dos prémios de poesia e ensaio.

Se a escolhida for Ana Margarida Carvalho, com Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato, o seu livro, anunciado esta quarta-feira como vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), conquistaria simultaneamente ambos os prémios, façanha até agora só conseguida por Um Amor Feliz, de David Mourão-Ferreira, Fora de Horas, de Paulo Castilho, e Outrora Agora, de Augusto Abelaira.

Com Karen, de Ana Teresa Pereira, Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato é também uma das duas obras da integram simultaneamente as short lists do PEN e do prémio literário brasileiro Oceanos.

Pequena Europa, de Mafalda Ivo Cruz, Uma Bondade Perfeita, de Ernesto Rodrigues, e Os Homens que os Pássaros Comem, de Francisco Sousa Vieira, são os outros três finalistas deste prémio de ficção do PEN, que tem uma dotação financeira de cinco mil euros e é relativo a obras publicadas em 2016.

Para o prémio de poesia foram seleccionados  António Carlos Cortez (Animais Feridos), Fernando Pinto do Amaral (Manual de Cardiologia), João Rui de Sousa (Ardorosa Súmula), Maria João Cantinho (Do Ínfimo) e Rui Lage, cujo Estrada Nacional já venceu o prémio literário da Fundação Inês de Castro.

Na categoria de ensaio, a short list do PEN Clube inclui Arte Portuguesa no Século XX – Uma História Crítica, de Fernando Azevedo, O Auto-Reatro: Fotografia e Subjectivação, de Eduarda Neves, Constelações 2: Ensaios Comparatistas, de Pedro Eiras, A Situação e a Substância: Cinco Ensaios sobre a Ficção de Virginia Woolf e de Maria Velho da Costa, de Rui Miguel Mesquita, e Uma Coisa Não É Outra Coisa, de José Maria Vieira Mendes.

Além destes prémios, o PEN Clube vem também atribuindo desde 2002 um prémio destinado a primeiras obras, com uma dotação de 2500 euros, mas o comunicado enviado pela organização anuncia que “não há short list” nesta categoria. 

Sugerir correcção
Comentar