Chuva provoca dezenas de inundações em Lisboa e Porto

Concelhos de Sintra, Cascais, Loures e Vila Franca de Xira e distritos do Porto, Santarém e Setúbal também foram afectados.

Foto
Fábio Augusto/Arquivo

A chuva que caiu na região de Lisboa provocou, entre as 20h de terça-feira e a 1h desta quarta-feira, meia centena de inundações na via pública e em habitações da cidade, segundo o Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB). O mesmo aconteceu nas cidades do Porto, Gondomar e Vila Nova de Gaia, detalham os bombeiros.

Fonte do RSB disse à agência Lusa tratar-se de "pequenas inundações" em várias zonas da cidade de Lisboa, na via pública e em habitações, acrescentando que os 50 pedidos de ajuda começaram a surgir após as 20h de terça-feira, devido à chuva forte que se fez sentir na capital, acrescentando que não há registo de vítimas. 

No Porto, os Sapadores registaram "mais de 20" pedidos de ajuda, a maioria das quais relacionadas com pequenas inundações em habitações, canos entupidos e lençóis de água na via pública, mas sem registo de qualquer situação grave.

Também em Vila Nova de Gaia, os Bombeiros receberam muitos pedidos de socorro, principalmente entre as 00h30 e as 1h45, quando choveu mais intensamente. "Neste período recebemos mais de 12 chamadas, muitas relacionadas com inundações em casa, a maioria delas porque as pessoas se esquecem de limpar os canos das varandas e pátios", disse, apontando o caso de uma idosa, que vive sozinha, e que "foi necessário auxiliar porque estava a entrar água pelo telhado".

A página da internet da Protecção Civil regista também "inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa" nos concelhos de Sintra, Cascais, Loures e Vila Franca de Xira. Também Santarém e de Setúbal também foram afectados por algumas pequenas inundações.

Sugerir correcção
Comentar