Arquitectura

Design: Red Dot premeia sistema de construção português

Tiago Casanova
Fotogaleria
Tiago Casanova

Um sistema modular "inovador" que permite construir "edifícios de elevada resistência estrutural em tempo recorde”, isto é, “cinco a seis vezes mais rápido do que o tempo médio de construção em Portugal”. É assim que Samuel Gonçalves começa por descrever os módulos de betão armado que valeram ao Summary — um jovem estúdio de arquitectura do Porto — o prémio internacional Red Dot: Design Concepts na categoria “Habitat”. Todos os anos, a instituição premeia o que de "melhor se faz nos negócios e no design" e, nesta edição, recebeu um número de candidatos "recorde" na pasta de design concepts: 4724. O arquitecto português de 29 anos acredita que a distinção se deve à “resposta rápida e pragmática” que o Sistema Gomos apresenta a um dos “maiores desafios actuais da arquitectura". “A optimização do tempo e dos recursos físicos”, precisamente um dos “pontos-chave” do sistema e do estúdio que gere, explica ao P3.

 

Para Samuel, o sistema construtivo destaca-se num “contexto de emergência arquitectónica que se faz sentir à escala global” de duas formas. Primeiro, com o aumento esperado do crescimento populacional nas cidades, “sem precedentes e num intervalo de tempo muito curto”, diz o arquitecto. E depois com o “imediatismo” exigido por uma “sociedade global acelerada” que vive atrás da “eficiência de produtos e serviços que encontra em marcas como Ikea, Uber ou AirBnb”. 

 

Os “gomos” demoram três meses a ser produzidos, “foram desenhados com dimensões específicas que permitem um transporte simples por via terrestre ou marítima” e permitem a montagem do edifício no local em cerca de três dias, através da junção dos módulos. Cada um dos blocos sai da fábrica finalizado, “incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e electricidade e até as peças de mobiliário fixas”. Mas os cinco jovens arquitectos que constituem o Summary, onde a média de idades ronda os 29, acham que o Gomos pode ser ainda mais rápido a produzir em fábrica, opção que estão a estudar juntamente com “a aplicação do mesmo tipo de sistema em edifícios com múltiplos pisos”, algo que até agora ainda não é possível, avança Samuel.

 

Esta não é a primeira vez que a startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto dá que falar em Portugal e lá fora. Em 2015, quando o estúdio foi fundado, venceram o Prémio Nacional das Indústrias Criativas e, um ano depois, levaram na mala três "gomos" — isto é, três módulos — quando foram o atelier mais jovem a viajar até à Bienal de Veneza. Desta vez, o sistema aterrou em Singapura, onde vai ficar exposto no Museu de Design Red Dot até ao final de Janeiro de 2018. Com o Gomos construíram, até agora, um edifício de habitação com 80 metros quadrados em Arouca (a Gomos House, representada nesta fotogaleria) e têm, em curso, outros projectos: o VDC, um edifício que mistura habitação e turismo e está neste momento em construção; o Ci3, um centro de inovação industrial em fase de projecto; e um plano de recuperação e prevenção de uma floresta ardida, também em Arouca. 

Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova