Ofensiva dos taliban no Afeganistão faz pelo menos 61 mortos

Ataques contra o edifício de um governador e uma esquadra da polícia resultaram na morte de várias dezenas de civis, segundo as autoridades locais.

Foto
Dois feridos nos ataques desta terça-feira recebem tratamento num hospital de Paktia AHMADULLAH AHMADI/ EPA

Os taliban do Afeganistão lançaram esta terça-feira uma série de ataques coordenados em duas províncias da zona Leste do país, perto da fronteira com o Paquistão. Ao todo morreram 61 pessoas e 179 ficaram feridas, entre as quais várias dezenas de civis.

A primeira vaga de ataques teve lugar na província de Gazni, nas proximidades do palácio do governador local. Os atacantes fizeram explodir veículos blindados Humvee carregados com explosivos e dispararam contra polícias e outros agentes de segurança – segundo os responsáveis da província de Gazni, na troca de tiros e nas explosões morreram pelo menos 15 elementos das forças de segurança do Governo afegão e 13 civis, e segundo os porta-vozes dos taliban foram mortos 31 elementos das forças de segurança.

Mais tarde, na província vizinha de Paktia, os taliban atacaram um quartel da polícia com carros armadilhados conduzidos por bombistas suicidas e homens armados. Esta segunda vaga fez pelo menos 33 mortos, incluindo o chefe da polícia local e cinco atacantes.

O alvo deste segundo ataque foi um centro de treinos da polícia, junto ao quartel-general da cidade de Gardez, capital da província de Paktia. O vice-director da agência de saúde pública local, Hedayatullah Hameedi, disse à agência Reuters que há civis entre as vítimas mortais.

Os taliban do Afeganistão reivindicaram a autoria dos ataques desta terça-feira, que fazem parte de uma estratégia para reinstaurar a lei islâmica no país, depois de terem sido expulsos numa invasão liderada pelos Estados Unidos em 2001.

Sugerir correcção
Comentar