O jogo que pode dar asas ao FC Porto

Após um mau arranque frente ao Besiktas, o triunfo no Mónaco abriu os horizontes aos portistas, que podem, se vencerem o RB Leipzig, na Alemanha, planar até aos “oitavos” da Champions.

Foto
Sérgio Conceição LUSA/FILIP SINGER

O slogan publicitário daquela que é uma das mais conhecidas bebidas energéticas do mercado é bem familiar, mas pode aplicar-se aos portistas no jogo que coloca, frente a frente, esta noite (19h45, RTP1), o terceiro classificado da Liga alemã com o primeiro da Liga portuguesa. Frente ao RasenBallsport Leipzig, comprado em 2009 pela Red Bull e designado daquela forma porque os estatutos da Liga alemã impedem que uma equipa de futebol utilize o nome de uma marca na sua identidade, o FC Porto tem a possibilidade de, ao terceiro jogo na Liga dos Campeões, somar a segunda vitória, que seria também a segunda fora de portas, o que lhe permitiria um voo teoricamente tranquilo até à próxima fase da Champions.

Até ao momento, a temporada do FC Porto tem decorrido quase sem turbulência. Em 11 encontros realizados, os jogadores de Sérgio Conceição venceram nove. Os únicos contratempos foram o empate a zero em Alvalade para a Liga nacional e a derrota, em casa, com o Besiktas, para a Champions (1-3). Aquilo que poderia ter sido um início comprometedor na competição milionária esfumou-se graças à vitória no Mónaco (0-3) e pode muito bem desaparecer da memória em caso de triunfo em Leipzig.

Sérgio Conceição tem motivos para encarar com optimismo o desafio de hoje. Nas cinco partidas que disputou fora do Dragão, o FC Porto consentiu apenas o tal empate em Alvalade, que foi também o único duelo em que o clube ficou em branco. Para além do mais, o treinador “azul-e-branco” tem a equipa na máxima força, sendo provável que repita o “onze” que deu tão boa conta de si no Mónaco, até porque o último jogo do calendário dos “dragões”, frente ao Lusitano de Évora, a contar para a Taça de Portugal, permitiu gerir o plantel. E até o histórico com equipas alemãs em solo germânico é lisonjeiro: em 16 embates o FC Porto soma três vitórias, quatro empates e nove derrotas.

Do outro lado estará uma equipa a viver nas nuvens. O RB Leipzig estreou-se na V Divisão alemã em 2009 e, desde então, teve uma ascensão absolutamente meteórica. Em sete temporadas, o clube germânico alcançou a subida ao principal escalão do futebol germânico, tendo terminado a época passada, precisamente a da sua estreia na Bundesliga, no segundo lugar.

O feito fez os holofotes da comunicação social virarem-se para o emblema de Leipzig, que surgiu como uma espécie de case study. Mas também serviu para alimentar a indignação de muitos adeptos de outros clubes germânicos, indignados com aquilo que consideram ser o paradigma do triunfo do poder monetário no desporto, numa alusão aos vários milhões de euros investidos pela Red Bull no Leipzig – Red Bull que já é proprietária de vários outros clubes na Europa e não só.

Mas se é verdade que os milhões aplicados no RB Leipzig podem estar na base do seu sucesso, também é justo dizer que, em Leipzig, se apostou bastante na contratação de jovens talentos (alemães e não só). É isso que explica que, no actual plantel, composto por 26 jogadores, apenas dois jogadores têm mais de 30 anos: o guarda-redes suíço Fabio Coltorti (36 anos) e o defesa alemão Marvin Compper (32).

Esta temporada, a equipa em que o internacional português Bruma é, normalmente, um suplente muito utilizado, continua em alta, pelo menos na Bundesliga, onde está apenas atrás do líder Borussia (a quem derrotou em Dortmund, no último fim-de-semana, por 2-3) e do campeoníssimo Bayern Munique.

Em 11 partidas oficiais, somou dois empates, três derrotas e seis triunfos, tendo consentido 21 golos. É, aliás, na defesa que o RB Leipzig é mais frágil, oferecendo muito espaço nas costas dos seus defesas. Na Champions, os resultados nos dois primeiros jogos que realizou não foram animadores, com um empate caseiro frente ao Mónaco e a derrota em Istambul com o Besiktas. Isto faz com que necessite de, pelo menos, um triunfo nos dois duelos que tem marcados com o FC Porto se quiser manter vivo o sonho de chegar aos “oitavos” na sua época de estreia na Champions e o jogo desta noite é a melhor chance que o RB Leipzig dispõe: “Se queremos continuar a competir, temos que ganhar os nossos jogos em casa”, admitiu ontem Ralph Hasenhuttl, treinador dos germânicos, no último treino antes do embate.

Notícia corrigida às 15h53, rectificando a classificação do FC Porto na Liga portuguesa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários