Jennifer Lawrence e Reese Whiterspoon contam como foram assediadas

Depois do escândalo de Weinstein surgem cada vez mais casos de actrizes, cantoras e modelos que revelam como o assédio está implícito no seu trabalho.

Foto
Hannah Mckay

Depois de se tornarem conhecidos os alegados casos de assédio sexual por parte do produtor norte-americano Harvey Weinstein, mais actrizes revelam que este não é um caso único na indústria cinematográfica, como é o caso de Jennifer Lawrence ou Reese Whiterspoon.

Quando começou a sua carreira, Jennifer Lawrence teve de participar num casting quase nua, em que estava, lado a lado, com outras mulheres exageradamente magras e apenas com as partes íntimas cobertas. "Depois dessa line-up degradante e humilhante, a produtora disse-me que eu devia usar as fotos em que aparecia nua como inspiração para a minha dieta", contou a actriz no evento Elle’s Women in Hollywood, na segunda-feira à noite, em Los Angeles. 

O que a produtora lhe disse é que tinha de emagrecer mais para obter o papel. A actriz de Os Jogos da Fome contou que quando falou com um dos produtores do filme, para se queixar, ele respondeu-lhe que desconhecia por que todos a achavam gorda, uma vez que ela era "perfeitamente comestível". Lawrence sentiu-se “presa”, já que não tinha qualquer poder sobre aquela situação por ser ainda uma desconhecida. Com o passar dos anos e à medida que se tornou famosa, a actriz foi conquistando mais poder sobre a sua vida profissional, acrescentou ainda.

Também Reese Witherspoon, no mesmo evento, lembrou como foi assediada por um realizador quando tinha apenas 16 anos e a conivência dos agentes e dos produtores que a fizeram sentir que "o silêncio era a condição para poder trabalhar". Estas situações fizeram-na pôr em causa princípios como a honestidade. "Foi muito difícil dormir, pensar, comunicar", confessou. 

No mesmo evento, à entrada, ainda na passadeira vermelha, a actriz Laura Dern foi entrevistada pela People e declarou que ser assediado sexualmente é um "pré-requisito" para se trabalhar em Hollywood. "Não falei com uma única pessoa que não tenha passado por essa experiência no local de trabalho", disse aos jornalistas, mas que no seu caso sempre o soube uma vez que os pais – Bruce Dern e Diane Ladd – e a sua madrinha eram todos actores. Portanto, ela foi uma das "sortudas" não só porque foi criada no meio, mas também porque "sabia muitas histórias". Ainda assim, Dern também foi vítima de bullying e teve experiências traumáticas, acrescentou. 

Há uma semana, Emma Thompson declarou à BBC que esperava que o caso de Weinstein mostrasse como o assédio sexual é "endémico" na indústria cinematográfica e na sociedade em geral. Então, a actriz britânica disse que passou 20 anos a tentar manter-se "fora do alcance de velhos que queriam enfiar a língua pela sua garganta abaixo".

Depois do caso de Weinstein, que aparentemente era conhecido em Hollywood, surgiu a hashtag #MeToo nas redes sociais e que tem sido partilhada não só por mulheres, mas também por homens, que mostram que também eles já foram vítimas de assédio.

Mas o assédio não é uma característica da indústria cinematográfica, também no mundo da moda a modelo Cameron Russel abriu a sua conta de Instagram a quem queira contar a sua história e criou a hashtag #MyJobShouldNotIncludeAbuse.

Sugerir correcção
Comentar