Airbnb: dos quartos aos restaurantes

Depois do alojamento em casas particulares e das experiências guiadas por habitantes locais, a plataforma digital entra agora no mercado das reservas online em restaurantes.

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No final de Setembro, menos de um ano depois da chegada de Trips, o Airbnb anunciou uma nova funcionalidade, para já disponível apenas nos Estados Unidos. “A capacidade de fazer reservas dentro de uma selecção de restaurantes é parte do compromisso contínuo de nos concentrarmos em toda a viagem, e não apenas no alojamento”, afirma a empresa em comunicado, reiterando a ambição anunciada em Novembro do ano passado, quando introduziu a possibilidade de criar e reservar pacotes de experiências, listas com recomendações locais e audioguias de cidades.

A nova funcionalidade está a cargo da Resy, plataforma online de reservas de mesa em restaurantes na qual o Airbnb investiu cerca de 13 milhões de dólares (11 milhões de euros) em Janeiro, e permite pesquisar por tipo de cozinha e altura do dia (pequeno-almoço, brunch, almoço ou jantar) ou procurar directamente no mapa para encontrar um restaurante próximo do local em que o utilizador se encontra no momento. A página de cada estabelecimento mostra a avaliação dada pelos utilizadores da plataforma, uma descrição do restaurante, horário, intervalo de preços e contactos. Depois, basta escolher a data, número de comensais e fazer a reserva directamente no site ou aplicação móvel do Airbnb.

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Para já, o serviço está apenas disponível em 16 cidades norte-americanas (“quase 650 restaurantes”), mas o objectivo é “expandir a oferta a destinos internacionais”. Algo em que as duas empresas vão trabalhar “nos próximos meses”. No entanto, a chegada da funcionalidade a outros países não deverá tardar. No mesmo dia em que anunciava o lançamento de “Restaurantes”, o Airbnb divulgou um relatório sobre o impacto dos utilizadores da plataforma na restauração. De acordo com o estudo divulgado pela tecnológica, os hóspedes da Airbnb gastaram cerca de 5,4 mil milhões de euros em restaurantes de 44 cidades do globo no último ano. Lisboa foi uma das cidades incluídas. Segundo o estudo, os utilizadores da plataforma gastaram cerca de 187 milhões de euros em restaurantes da capital portuguesa desde Setembro do ano passado, mais 79 milhões de euros relativamente a igual período do ano anterior.

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