O conforto e a cor do próximo Verão no Portugal Fashion em Lisboa

Primeiro dia de desfiles juntou Luis Onofre, Pedro Pedro e Alves/Gonçalves num antigo armazém em Marvila. Storytailors fizeram apresentação no Rive-Rouge.

Fotogaleria
Storytailors Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Pedro_Pedro Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Carlos Gil Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Luis Onofre Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
TM Collection Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Alves/Gonçalves Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera
Fotogaleria
Ugo Camera

Num dia bem quente de Outono, a 41.ª edição do Portugal Fashion começou sábado, na cidade de Lisboa. As propostas de Primavera/Verão 2018 de seis criadores portugueses levaram os convidados do bar Rive-Rouge, no Mercado da Ribeira, ao Armazém 16 — parte de um antigo complexo industrial construído na primeira metade do século XX —, em Marvila.

Os Storytailors já tinham abandonado, na estação passada, o modelo tradicional de desfile, optando antes por uma apresentação na loja da marca, em Lisboa, com um formato see now-buy now. Agora, a dupla criativa voltou a quebrar moldes: vestiram um grupo de modelos e deixaram-nos circular pelo meio do Rive-Rouge, incitando no público um estado de quase sonho acordado. “Queríamos comunicar a ideia da capicua, de que tudo se transforma e o tempo é fluido”, explica Luís Sanchez ao PÚBLICO. A colecção reflecte essa ideia, com peças andróginas, onde o espartilho — que é quase um símbolo da marca — aparece desconstruído nas peças de homem e mulher.

O dia prosseguiu num antigo armazém, em Marvila. Pedro Pedro e Carlos Gil mostraram as coloridas colecções de athleisure — peças que misturam a estética do dia-a-dia com a de equipamento de ginásio — que já tinham apresentado, em Setembro, em desfiles do calendário paralelo da semana de moda de Milão.

Primeiro foi a vez de Pedro Pedro, que criou uma autêntica explosão de cores dos anos 1980 para a próxima estação. A apresentação começou em tons mais sóbrios, passando depois para conjuntos de rosas e encarnados e terminando em misturas de amarelo, azul, laranja, verde, cor-de-rosa e roxo. “Tento sempre explorar coisas que nunca explorei”, admite o criador. “Passei algum tempo em que era um rapaz bege, para um rapaz monocromático bonitinho. Agora apeteceu-me fazer uma coisa diferente.”

Já a colecção de Carlos Gil partiu da “arquitectura contemporânea” — algo visível logo nos desenhos geométricos que acompanhavam as várias silhuetas e cores em tons de pastel. Deu-lhe o nome Tropical Urban e explica porquê: “na arquitectura contemporânea e na arquitetura orgânica, as torres hoje têm todas jardins, quase florestas.” As silhuetas femininas que propõe são, ao mesmo tempo, desportivas e confortáveis, reflectindo aquilo que, segundo o criador, as pessoas procuram hoje: “[querem] um apartamento numa torre, mas que seja confortável. Que seja no centro da cidade, mas ao mesmo tempo que estejam quase na floresta”.

Os dois criadores mostram-se satisfeitos com os resultados da presença há algumas estações em Milão, com o apoio do Portugal Fashion. Pedro Pedro fala em seis novos pontos de venda que deverão concretizar-se brevemente e Carlos Gil diz estar contente com a distribuição para países asiáticos, concretamente Xangai, na China, através do showroom na cidade italiana.

Teresa Martins — criadora da TM Collection — deu um espetáculo que levou o público numa aventura com todas as voltas de uma montanha russa. Houve música ao vivo, bailarinos de dança contemporânea e até um momento de striptease, quando o grupo de homens que marchavam de um lado para o outro, tapados por máscaras brancas, revelaram a identidade e despiram os fatos no meio da passerelle.

As figuras brancas, explicou mais tarde a criadora, simbolizavam “guerreiros sem identidade”. “Há hoje uma massificação grande, as pessoas compram tudo o que é barato, ficam todas iguais”, acrescenta. A colecção foi uma viagem pelo mundo — algo que está, aliás, no ADN da marca — passando sobretudo pela Índia, onde a criadora desenvolve grande parte dos tecidos próprios. A mistura de sedas com malhas é algo que caracteriza a marca — e que Suzy Menkes observou quando esteve na open house organizada pelo Portugal Fashion, na residência oficial da embaixada de Portugal, em Londres.

Luis Onofre desceu do Porto a Lisboa — algo que não acontecia “desde 2007”, diz — e propôs às mulheres que na próxima estação usem as jóias nos pés. As pedras de diversas cores e feitios que enfeitavam as sandálias (e também as carteiras) foram inspiradas nos adornos usados pelos povos da Mesopotâmia. “Quanto mais via a joalharia daquela altura, mais me motivou para continuar com este tema”, comenta o criador. A colecção de homem, pelo contrário, centrava-se nos clássicos, com uma estética simples.

“Houve um retrocesso na altura dos saltos”, afirma Luis Onofre, comentando o facto de grande parte das sandálias terem um salto médio. “É claro que os stiletto têm sempre de existir, mas finalmente as mulheres conseguiram dar volta”, declara sorridente.

O criador abriu recentemente a sua segunda loja própria no Porto, na Avenida da Boavista — mais concretamente na entrada do edifício Aviz — e diz que “está a correr muito bem”. “O conceitos das lojas foram bons no mercado nacional [no Porto e em Lisboa], para ganhar experiência e poder depois internacionalizar”, comenta.

Coube à dupla Alves/ Gonçalves fechar o dia na capital, com optimismo e bom-humor. “[Procurámos] uma alternativa para o universo que achamos que está a ser demasiado clássico”, explica Manuel Gonçalves. Para isso quebraram algumas regras, a começar pelos tecidos enrugados dos casacos e calças e pelas silhuetas esculturais dos coordenados de organza.

O Portugal Fashion regressa ao Porto, esta semana, com os desfiles entre 19 e 21 de Outubro. Primeiro no Museu do Carro eléctrico, onde apresentam os novos talentos da plataforma Bloom, e depois na Alfândega do Porto, como nomes como Diogo Miranda, Katty Xiomara e Nuno Baltazar.

Sugerir correcção
Comentar