Boavista, Estoril, Tondela e Belenenses eliminados da Taça

"Axadrezados" perderam por 1-0 e Jorge Simão expulso. Estoril caiu em Faro e Leixões deu a volta ao Tondela. Santa Clara afasta azuis do Restelo a dois minutos dos 90'.

Fotogaleria
LUSA/HUGO DELGADO
Fotogaleria
LUSA/RUI FARINHA
Fotogaleria
LUSA/LUÍS FORRA

O Vilaverdense eliminou este domingo o Boavista na terceira eliminatória da Taça de Portugal, vencendo os "axadrezados", por 1-0, com um golo do defesa Rafael Vieira, alcançado aos 45 minutos. 

Apesar da intensa pressão a que esteve submetido na segunda parte, o Vilaverdense, que compete no Campeonato de Portugal, conseguiu manter a vantagem até final de um jogo em que o treinador do Boavista, Jorge Simão, foi expulso por protestos.

Em Faro, o Estoril despediu-se igualmente da prova-rainha com uma derrota, por 1-0, frente ao Farense. Jorge Ribeiro converteu, aos 77', o penálti que decidiu o encontro.

Sem surpresa, o Rio Ave segue para a quarta eliminatória após ter goleado a Sanjoanense (4-0), com golos de Karamanos (17'), Francisco Geraldes (47'), Nuno Santos (81) e Yazalde (90'). O Desp. Chaves cumpriu em Fátima, com uma vitória tranquila, por 3-0. Platiny regressou após lesão e marcou o terceiro golo. Matheus Pereira (9') e Pedro Tiba (43', de penálti) foram os autores dos dois primeiros golos.

O Moreirense superou o Canelas 2010, que bateu por 3-1. A equipa do Campeonato de Portugal ainda conseguiu igualar a partida (1-1) a 17 minutos do final, num golpe de cabeça de Salvador, mas a esperança durou apenas um par de minutos, com os "cónegos" a fecharem a eliminatória com um bis de Tozé (33' e 89') e um golo de Zizo (75').

Maiores dificuldades sentiu o Desp. Aves na deslocação a Vila Real, onde só marcou aos 85', num autogolo de Coelho. Bem como o V. Setúbal, que só no prolongamento resolveu a eliminatória com o Pinhalnovense. Gonçalo Paciência (67') viu Alain desfazer a vantagem sadina já em período de compensação, tendo sido João Teixeira (113') e apurar a equipa de José Couceiro.

Já o Portimonense, na deslocação a Moura, só no último penálti da série necessária para decidir o apuramento, após mais de 120 minutos sem golos, logrou afastar a formação alentejana. Igor Landim atirou ao poste no penálti que confirmou uma passagem sofrida dos algarvios, mais felizes, superiorizando-se por 6-7.

Menos sorte teve o Tondela. Apesar de ter conquistado uma vantagem de dois golos no Estádio do Mar, a equipa de Pepa afundou-se num jogo que terminou com nove jogadores em campo. Pedro Nuno (14’) e Murilo (46’) criaram a ilusão de uma eliminatória tranquila, mas a expulsão do central Ricardo Costa (52’) e o inconformismo da formação matosinhense ditaram um desfecho diferente. O Leixões igualou a seis minutos do fim – Breitner (71’) e Kukula (84’) –, forçando o prolongamento no qual operou a reviravolta na sequência de um terceiro golo de Bruno Lamas (96’), que deixou o Tondela entretanto reduzido a nove elementos, por lesão de Joca, sem capacidade para responder.

Nos Açores, o Santa Clara fez a festa com um golo a dois minutos dos 90', afastando o Belenenses da prova com uma vitória por 2-1. Fernando (41') deu vantagem aos locais, mas André Sousa igualou (51'), tendo a igualdade sido desfeita por Clemente (88').

Sugerir correcção
Comentar