BE com "enorme preocupação" sobre segunda metade da legislatura

Catarina Martins prometeu que o BE vai bater-se por mais medidas de reposição de direitos e rendimentos na discussão na especialidade do OE2018.

Foto
Mesa Nacional do Bloco esteve reunida LUSA/NUNO FOX

A coordenadora do BE mostrou hoje "enorme preocupação" com a segunda metade da legislatura, mesmo com os diversos objectivos conseguidos em acordos com o PS nas negociações para o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).

Catarina Martins, que prometeu que o BE vai ainda bater-se por mais medidas de reposição de direitos e rendimentos na discussão na especialidade do OE2018, realçou o que falta ao nível da legislação laboral, valorização salarial e do peso considerado excessivo da dívida externa, em conferência de imprensa após reunião da Mesa Nacional bloquista, órgão máximo entre Convenções Nacionais bloquistas.

"Apesar da estabilização da situação económica por força da aplicação do acordo para parar o empobrecimento, o país permanece sob fortes riscos decorrentes das áreas onde o acordo ainda não chegou", afirmou.

A dirigente do BE referia-se ainda aos custos de "sectores rentistas" como o da energia ou das Parcerias Público-Privadas (PPP) na saúde, além da falta de investimento em diversos serviços públicos e a necessidade de relançar a contratação colectiva e a valorização dos salários.

Catarina Martins congratulou-se com os almejados avanços na reestruturação do IRS, com dois novos escalões, e do mínimo de existência, a vinculação de precários da administração pública, a integração extraordinária de 3.500 professores, o descongelamento das carreiras da função pública, bem como o aumento real de todas as pensões.

A proposta do OE2018 será discutida na generalidade, na Assembleia da República, em 2 e 3 de Novembro, seguindo-se o debate na especialidade e a votação final global está agendada para 28 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar