Tomba-gigantes têm de esperar

V. Guimarães autoritário contrasta com sofrimento de Sp. Braga e Marítimo. Cova da Piedade e Feirense escudaram-se nos penáltis.

Foto
Nuno Veiga/LUSA

Num estádio alentejano, aparentemente sem problemas de adaptação a sintéticos, o V. Guimarães fez o que lhe competia no confronto com um adversário de outro filme na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

A goleada (6-1) imposta ao Vasco da Gama Vidigueira, humilde representante da I Divisão da AF Beja, aconteceu com naturalidade, fruto da sobriedade minhota, que exaltou a vontade de resolver a eliminatória dentro do primeiro quarto de hora. Moreno (5’) e Rafael Martins (15’) minaram o sonho vascaíno, embora os locais tenham respondido depois do 3-0 - assinado por Dénis (27’).

A equipa de Pedro Martins foi obrigada a manter-se coesa para evitar que o golo do Pazinho (30’) galvanizasse os alentejanos, rendidos à maior força vitoriana na segunda metade, período em que surgiram mais três golos: Tallo (70’) e Texeira (90’ e 90+2’) encerraram a questão.

Por maiores provações, apesar de actuarem bem mais perto dos seus domínios territoriais, passaram os “guerreiros do Minho”. A deslocação à Vila das Aves, casa emprestada do S. Martinho do Campo, formação do Campeonato de Portugal, revelou-se traiçoeira.

E nem a entrada incisiva do Sp. Braga e a eficácia de Dyego Sousa, com um bis (12’ e 39’), desmoralizou a formação tirsense,  que obrigou os bracarenses a suarem para evitar o prolongamento.

Martin (52’) e Daniel Alves (56’) assinaram os dois golos do S. Martinho, valendo a oportuna iniciativa individual de Fábio Martins (55’) para evitar dissabores maiores (2-3) numa prova que parece estar a reservar os tomba-giantes para o último dia desta terceira ronda.

Isto, apesar do esforço do Torcatense, que desesperou o quarto classificado da I Liga, um Marítimo salvo pelo golo de Éverton Nascimento (43’), mas que sofreu até ao último minuto, altura em que acabou reduzido a dez por expulsão de Erdem Sen. 

O mais próximo de uma surpresa proporcionada pela jornada foi o desempate por penáltis em Almada e em Viseu. O Cova da Piedade superou o Anadia após o 1-1 final, enquanto o Feirense garantiu a passagem (3-4) frente ao Académico.  

Sugerir correcção
Comentar