Governo prolonga período crítico de defesa da floresta até ao fim do mês

Decisão implica a proibição, até final de Outubro, de fumar, fazer lume e fogueiras ou queimas e queimadas nas florestas.

Foto
PAULO PIMENTA

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta, que prevê a proibição de lançar foguetes e fazer queimadas e fogueiras nos espaços florestais, foi novamente prolongado até 31 de Outubro devido às condições meteorológicas.

O período crítico já tinha sido prolongado, passando a vigorar entre 30 de Setembro e 15 de Outubro, atendendo às "condições meteorológicas excepcionais", como explicou na altura um despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

O novo despacho refere que o segundo prolongamento se justifica pelo facto de a chuva prevista poder "não ter expressão na alteração do índice de severidade meteorológico acumulado", mantendo-se, assim, um "elevado estado de secura dos combustíveis".

Uma nota divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Agricultura adianta que "a quantidade de água disponível no solo, presumivelmente insuficiente para aumentar o teor de humidade para níveis ideais que contrariem as ignições e o número de incêndios rurais por dia". Por isso, o Governo considera que se justifica "uma continuidade de medidas e de acções especiais de prevenção de incêndios florestais".

Este prolongamento não está relacionado com os meios de combate a incêndios florestais, cuja fase Charlie — a que conta com mais meios de combate e prevenção dos fogos terminou a 30 de Setembro.

O prolongamento do período crítico do Sistema de Defesa da Floresta implica a proibição, até final deste mês, de fumar, fazer lume e fogueiras ou queimas e queimadas nas florestas.

Além disso também é proibido lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, e fazer circular tractores, máquinas e veículos de transporte pesados que não tenham extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários