Quatro campeões nas meias-finais de Xangai

Rafael Nadal, Marin Cilic, Del Potro e Roger Federer vão disputar um lugar na final do Masters 1000 chinês.

Foto
Reuters/ALY SONG

Pela primeira vez desde o torneio de Indian Wells de 2011, os quatro semifinalistas de um torneio Masters 1000 são campeões do Grand Slam. Mas as meias-finais do Shanghai Rolex Masters podem vir a não corresponder totalmente às expectativas, já que Juan Martín del Potro lesionou-se e está em dúvida para o seu confronto com Roger Federer.

O argentino reagiu bem após perder o primeiro set para Viktor Troicki (54.º mundial), ganhou a segunda partida mas, a 2-2 do set decisivo, o campeão do Open dos EUA de 2009 tropeçou e caiu sobre a mão esquerda, magoando-se no pulso que o levou à mesa de operações por três vezes, em 2014 e 2015.

Após receber assistência, Del Potro (23.º) ganhou três dos quatro pontos seguintes, quebrou o serviço do sérvio e não mais perdeu a vantagem, até concluir o encontro com os parciais de 4-6, 6-1 e 6-4. “Estou contente por ter atingido as meias-finais mas, como sempre disse, a saúde é a minha prioridade e agora é altura de saber o que se passa e o que os médicos vão dizer”, adiantou Del Potro. Depois de uma visita ao hospital, concluiu-se que se tratou somente de uma contusão, mas foi-lhe colocada uma tala e só durante a manhã é que Del Potro irá decidir se vai entrar no court para defrontar Federer.

“Espero que não seja nada de grave”, disse Federer (2.º), depois de derrotar Richard Gasquet (31.º), por 7-5, 6-4. “Para mim nada muda: é a oportunidade para me vingar do Open dos EUA”, acrescentou o suíço, recordando a eliminação nos quartos-de-final do Open norte-americano diante de Del Potro.

Na outra meia-final, defrontam-se Rafael Nadal e Marin Cilic. O líder do ranking continua sem perder um jogo de serviço em Xangai e nesta sexta-feira negou os dois break-points de que Grigor Dimitrov (9.º) dispôs, para eliminar o búlgaro, por 6-4, 6-7 (4/7) e 6-3. Foi a 15.ª vitória consecutiva no ATP Tour para Nadal, que procura somar os pontos necessários para garantir o primeiro lugar do ranking no final da época.
Cilic (5.º), vencedor do Open dos EUA de 2014, ultrapassou Albert Ramos-Vinolas (25.º), por 6-3, 6-4.

Entretanto, Dominic Thiem (7.º) garantiu a presença nas ATP Finals, que decorrerão entre 12 e 19 de Novembro, em Londres. O austríaco junta-se a Nadal, Federer e Alexander Zverev, mas há ainda quatro lugares em aberto.

Em Buenos Aires, João Domingues (182.º) foi afastado do challenger argentino, pelo austríaco Gerald Melzer (156.º): 6-3, 6-1.

 

Sugerir correcção
Comentar