Memórias desaguam na Feira do Livro de Frankfurt

Um novo livro de Yuval Noah Harari, as memórias de Cher e de Roger Daltrey, o primeiro romance de Michael Imperioli e o livro póstumo de Leonard Cohen são algumas das obras disputadas pelos editores.

Foto
Cher dr

Um novo livro do historiador e investigador israelita Yuval Noah Harari, o autor de Sapiens - História Breve da Humanidade e de Homo Deus - História Breve do Amanhã, ambos editados em Portugal pela Elsinore, está a ser negociado na feira. Depois de ter escrito sobre o passado e sobre o futuro o professor da Universidade Hebraica de Jerusalém prepara um novo livro onde analisa o presente. Está previsto que 21 Lessons for the 21st Century [21 Lições para o Século XXI] saia em Inglaterra em Agosto de 2018, na Jonathan Cape, da editora Random House, e o livro já foi adquirido para o Brasil pela Companhia das Letras, estando a ser negociado na feira para publicação em Portugal. O editor Diogo Madre Deus está fechar o acordo por estes dias e disse ao PÚBLICO que o editarão na Elsinore “com toda a probabilidade”.

A obra reflecte sobre temas actuais, como o terrorismo, as fake news, a imigração, a resiliência ou a meditação, e aponta caminhos para lidarmos com as revoluções do século XXI. Numa entrevista que deu ao jornal inglês The Guardian, Harari diz que “vai discutir o que devemos ensinar às crianças hoje para as preparamos para o amanhã”. O livro aborda também a ascensão ao poder de Donald Trump e os nacionalismos.

Nesta edição da feira foi ainda anunciado que a HarperCollins adquiriu os direitos mundiais do livro de memórias de Cher. O livro ainda não está pronto, nem sequer tem data de publicação, mas os agentes estão a dizer que a cantora e actriz irá contar a sua história desde que abandonou o liceu, passando pelo seu relacionamento com Sonny Bono e pela sua carreira a solo. Também o músico e cantor da banda britânica The Who, Roger Daltrey, verá as suas memórias serem publicadas no Outono de 2018, um livro que, dizem, é um retrato de época, desde os anos 1940 à década de 1970. 

Por fim, um romance escrito pelo actor Michael Imperioli, que ficou conhecido pela sua interpretação de Christopher Moltisanti na série Os Sopranos, que será publicado em língua inglesa em Abril de 2018, é um dos livros cujos direitos estão a ser vendidos na Feira do Livro de Frankfurt, que termina este domingo na Alemanha. Chama-se The Perfume Burned His Eyes e desenrola-se nos anos 1970. A agência que o representa, a Curtis Brown, que já vendeu os direitos para França e Itália, descreve-o como “uma homenagem aos artistas e aos excêntricos” daquela era. Na sinopse que disponibilizam explicam que a personagem principal é Matthew, um adolescente nova-iorquino que perde o pai e o avô e que se torna amigo e quase um assistente de Lou Reed, que vive com a sua amiga transgénero Rachel no mesmo prédio que ele.

A agência de Andrew Wylie, por sua vez, está a vender os direitos de The Flame, o livro póstumo de Leonard Cohen, que vai sair em Outubro de 2018 em língua inglesa: uma colecção de poemas e de letras de canções e ilustrações que ainda foi organizada pelo autor e músico, que morreu em Novembro de 2016.

 

 

Sugerir correcção
Comentar