Furacão Ophelia sobe a categoria 2 e deixa Açores sob alerta

No grupo oriental, ilhas de Santa Maria e de São Miguel, a passagem a sueste do furacão "deverá provocar precipitação forte e vento com força de tempestade tropical", além de agitação marítima forte.

Foto
Diogo Baptista

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento, trovoada e agitação marítima à passagem do furacão Ophelia, que subiu na madrugada desta sexta-feira à categoria 2. 

A passagem desta tempestade tropical ao grau de furacão implica um registo histórico que não se repete há mais de um século, ao tornar-se no furacão número dez nesta activa temporada de furacões, nota o Centro Nacional de Furacões (HNC) dos Estados Unidos.

No grupo oriental, ilhas de Santa Maria e de São Miguel, a passagem a sueste do furacão Ophelia "deverá provocar precipitação forte e vento com força de tempestade tropical", além de agitação marítima forte, informa a delegação regional dos Açores do IPMA. O instituto prevê vento com rajadas na ordem dos 100 qulómetros/hora nas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores.

Assim, estas duas ilhas estão sob aviso laranja para vento e aviso amarelo para agitação marítima a partir das 12h de sábado até às 6h de domingo (mais uma hora em Lisboa).

É esperado vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel e superior a 100 quilómetros/hora em Santa Maria. O IPMA emitiu ainda um aviso laranja devido à chuva forte prevista entre as 12h e as 24h de sábado, em Santa Maria e São Miguel.

Nos grupos central (Faial, Terceira, São Jorge, Pico e Graciosa) e ocidental (Flores e Corvo), o IPMA informa que "uma superfície frontal com actividade moderada a forte irá atingir" estas sete ilhas a partir da próxima madrugada, provocando precipitação forte que poderá ser acompanhada de trovoada. Nesse sentido, o IPMA emitiu um aviso laranja para chuva forte para as cinco ilhas do grupo central entre as 00h e as 18h de sábado. Neste período vai vigorar ainda um aviso amarelo para trovoada. Para as Flores e Corvo, entre as 3h e as 18h de sexta-feira está prevista trovoada e precipitação forte.

O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

No mais recente boletim, emitido às 22h (hora de Lisboa), o Centro Nacional de Furacões dos EUA prevê que na segunda-feira o fenómeno meteorológico atinja a Irlanda, mas já transformado em tempestade tropical. 

Sugerir correcção
Comentar