Piloto morre após queda de avião militar depois da festa do Dia de Espanha

Cerimónia nacional em Albacete foi presidida pelo rei Felipe VI.

Fotogaleria
Reuters/ANDREW WINNING
Fotogaleria
Reuters/ANDREW WINNING

Um avião militar – um Eurofighter – caiu perto da base espanhola de Los Llanos de Albacete, nesta quinta-feira, quando regressava de uma exibição aérea integrada nas comemorações do Dia da Festa Nacional de Espanha, que se celebra sempre a 12 de Outubro. O acidente ocorreu na província de Albacete, região de Castela-La Mancha, e foi confirmado pelo ministro da Defesa Espanhol, citado pela Reuters. O piloto não terá conseguido ejectar-se antes de este se despenhar. O homem acabou por não conseguir resistir aos ferimentos e morreu, escreve o El Mundo.

De acordo com a imprensa espanhola, o avião caiu depois de regressar da cerimónia que foi presidida pelo Rei de Espanha, Felipe VI.

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e a ministra da Defesa, Maria Dolores de Cospedal, deslocaram-se à base aérea para prestar os seus pêsames aos familiares e amigos da vítima.

No local do acidente estão agentes da polícia Nacional e local, bombeiros, um helicóptero de socorro. As autoridades locais detalharam ao El País que foram alertada pelas 12h15 (11h15 em Lisboa).

A parada aérea contou com a participação de 78 aeronaves, com aparelhos da Força Aérea, um avião da Guardia Civil, helicópteros e a Patrulla Acrobática Águila.

O avião era um dos quatro Eurofighters que participaram no desfile. Foi montado um perímetro de segurança em redor do local do acidente. 

Sugerir correcção
Comentar